O bebê-conforto Cosco Moove registrou o
melhor desempenho nos testes de impacto frontal e lateral realizados
pela Proteste Associação de Consumidores e o primeiro produto vendido na
América Latina a receber cinco estrelas na avaliação de segurança. O
produto, fabricado pela Dorel Juvenile Brasil, é inclusive mais barato
que cadeirinha com pior avaliação, a Lenox Caracol com base, que não se
saiu bem no teste de colisão lateral. No teste da Lenox Caracol com
base, a cabeça do boneco usado como modelo de passageiro, se chocou
contra a porta do carro. Houve ainda forte aceleração da cabeça e do
tórax. Quando avaliado sem a base instalada, o Lenox Caracol foi
considerado ruim, assim como o modelo da Burigotto, a cadeira para auto
Touring Evolution SE. De acordo com a Proteste, foram testados
dispositivos de retenção infantil do grupo 0+ (para crianças de até
13quilos) também conhecidos como bebê-conforto ou cadeirinha de bebê.
Mesmo
com as falhas em alguns produtos, a associação de defesa do consumidor
destaca que é importante que as crianças sejam levadas no carro dentro
de um sistema de retenção adequado ao seu peso. Há quatro grupos de
cadeirinhas, e o que importa, na hora da compra, é a indicação de peso e
altura da criança a ser transportada.
Teste a teste
O
teste de colisão frontal é o primeiro ao qual as cadeirinhas são
submetidas. Ele simula uma colisão a 64 km/h em um Golf. Os modelos
Cosco Moove, Prime Baby Journey e Lenox Caracol (sem base) foram
considerados muito bons nessa avaliação. Foram seguidos pelo Lenox
Cozycot, Burigotto Touring Evolution SE e Tutti Baby Nino, que receberam
conceito bom. Já o bebê-conforto Lenox Caracol, quando avaliado com a
base instalada, obteve resultado apenas aceitável no teste de impacto
frontal. Isso sem falar que a base ficou danificada após a colisão.
Na
sequência, as cadeirinhas passaram pelo teste de impacto lateral, em
uma simulação a 28 km/h. Essa avaliação não é exigida para obtenção do
selo do Inmetro. Mas, para a Proteste, ela é fundamental.
Os
modelos Lenox Cozycot e Tutti Baby Nino tiveram desempenho aceitável. As
melhores notas no teste de impacto lateral ficaram com Cosco Moove,
tido como muito bom, e Prime Baby, que recebeu conceito bom.
Na
avaliação total de impacto, o bebê-conforto Cosco Moove apresentou os
melhores resultados e é o primeiro caso de uma avaliação cinco estrelas
de um modelo vendido na América Latina. Em seguida, os bebês-confortos
Prime Baby Journey e Lenox Cozycot atingiram conceito bom. Os modelos
Burigotto Touring Evolution SE, Tutti Baby Nino e Lenox Caracol (sem
base) tiveram avaliação geral de impacto tida como aceitável. Já o
modelo Lenox Caracol com base teve o pior resultado, sendo considerado
muito ruim. Este produto só é vendido no Brasil com a base, portanto,
não indicamos sua compra. Caso o consumidor já tenha comprado este
produto, a Proteste orienta a usá-lo sem a base quando instalado no seu
carro.
Falhas nas informações aos usuários
De
forma geral, dos manuais avaliados, apenas o do Burigotto Touring
Evoltion SE foi considerado aceitável, todos os outros foram
considerados ruins. O manual da Burigotto apresenta texto de boa
qualidade e de bom tamanho. As figuras são claras e os pontos
importantes são destacados em vermelho. Ele peca por não apresentar
instruções de limpeza, o que é exigido pela norma técnica. Em relação
aos dados da etiqueta, faltam informações de segurança e de orientações
que facilitem a correta instalação do dispositivo. Por isso, todos foram
considerados muito ruins.
A cadeirinha Prime Baby Journey é a
única que traz a etiqueta de alerta para a não instalação do produto em
assentos equipados com airbag, mas ela está em inglês. Essa informação é
essencial, uma vez que, em caso de colisão, o airbag pode sufocar a
criança. E lembre-se: a cadeirinha nunca deve ser instalada no banco do
carona. E os modelos do Grupo 0+ as crianças devem ser posicionadas de
frente para o banco traseiro.
Fonte: Proteste
Nenhum comentário:
Postar um comentário