Consumidores que desejam renegociar dívidas com instituições
financeiras poderão fazê-lo pela internet até 31 de maio utilizando uma plataforma online
disponibilizada pelo governo federal. A ação faz parte da 4ª Semana
Nacional de Educação Financeira, que envolve órgãos e entidades como o
Banco Central, Ministério da Justiça e Federação Brasileira de Bancos
(Febraban).
O consumidor interessado deve registrar seu relato na
plataforma e a empresa credora tem até 10 dias para manifestar-se a
respeito. Após a manifestação, o consumidor tem mais 20 dias para
responder e classificar a demanda como resolvida ou não resolvida. A
plataforma tem 377 empresas cadastradas.
Segundo o secretário
Nacional do Consumidor, Arthur Rollo, as maiores instituições
financeiras do país estão cadastrados. “Caso a dívida seja com uma
instituição que não está cadastrada, o consumidor pode informar e a
gente vai tentar contato”, explicou.
A renegociação de dívidas
online também foi aberta durante a Semana Nacional de Educação
Financeira do ano passado. Em 2016, houve 3.034 manifestações de
consumidores finalizadas, com média de solução de 79,5%, de acordo com
dados do Ministério da Justiça.
Rollo disse que durante a campanha há uma força-tarefa para estimular
a resolução das dívidas, mas ressaltou que os Procons também podem
fazer a mediação desse tipo de contato em outros períodos. “Nos Procons é
desenvolvido o ano inteiro”, afirmou.
Cursos a distância
O ministério e o Banco Central (BC) também anunciaram a abertura de inscrições para três cursos a distância gratuitos sobre
economia. Dois deles, com inscrições abertas até 23 de maio, são
destinados a consumidores endividados ou que queiram controlar melhor as
finanças.
O primeiro traz noções básicas de como sair do
vermelho e planejar o orçamento e tem 5 mil vagas. O segundo trata da
relação emocional com o dinheiro e oferece 2,5 mil vagas. Formatados em
parceria com a Universidade de Brasília (UnB), ambos têm duração de três
semanas. Quem concluir receberá um certificado de extensão da UnB.
O
terceiro curso é destinado a pessoas que trabalham com atendimento ao
consumidor. Segundo o diretor de Relacionamento Institucional e
Cidadania do BC, Isaac Sidney, o objetivo do curso é ensinar de maneira
didática temas como o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, as
competências do Banco Central e as principais regras ligadas ao uso do
cartão de crédito. O curso oferece 250 vagas. As inscrições começam hoje e vão até 16 de junho.
Segundo
dados do Banco Central e do Ministério da Justiça, no ano passado houve
um total de 1,097 milhão de reclamações contra bancos e instituições
financeiras nos canais de atendimento do BC e nos Procons de todo o
país. No caso das reclamações junto aos Procons, que representaram 597
mil do total, a maioria (29,6%) dizia respeito a cartões de crédito. Em
segundo lugar (24,1%) ficaram reclamações sobre bancos comerciais e em
terceiro (12,7%) sobre financeiras.
Fonte: EBC
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