sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Inep faz simulação de logística para recebimento de respostas do Enem


Image result for Inep faz simulação de logística para recebimento de respostas do EnemO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez hoje (19) uma simulação da logística de transporte dos cartões de resposta e das folhas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde o local de aplicação das provas até o processamento dos resultados. A operação foi feita nos galpões de triagem e processamento da Fundação Cesgranrio e Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
O objetivo foi testar a logística da operação, por ser a primeira vez que o Enem será realizado em dois domingos consecutivos e sem aplicação para sabatistas. A chamada operação reversa usará caminhões, aviões, barcos e lanchas, todos com escolta policial. Segundo o Inep, cerca de 29 mil pessoas vão trabalhar após a aplicação das provas.
Cerca de 19 mil profissionais dos Correios atuarão na coleta, transporte e entrega dos malotes ao consórcio aplicador. A separação e digitalização do cartão de resposta e da folha de redação será feita por 200 profissionais da FGV e 500 da Cesgranrio. Os arquivos digitalizados das redações serão repassados à Fundação Vunesp, responsável pela correção dos textos.
Correção
Por meio de um sistema de reconhecimento, a FGV e a Cesgranrio extraem os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante, durante a etapa de digitalização. Nessa base de dados é aplicada a Teoria de Resposta ao Item, metodologia adotada para correção das provas do Enem, na qual o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes em cada item.
As notas da redação repassadas pela Vunesp e os resultados das questões objetivas são processados pelo Inep. O boletim de desempenho será disponibilizado aos participantes em 19 de janeiro de 2018.
A prova do Enem será realizada em dois domingos seguidos. Em 5 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos, redação e ciências humanas e, no dia 12,  as de ciências da natureza e matemática. O exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário