Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), os planos de saúde não
podem desestimular, impedir ou dificultar o acesso de clientes por causa
da idade ou condição de saúde. A operadora que dificultar o atendimento
a idosos, pessoas com doenças graves ou deficientes pode ser multada em
R$ 50 mil por cada infração.
Samantha Pavão orienta ainda o consumidor a se a atentar aos valores
cobrados pelos planos de saúde. Caso encontre planos semelhantes com
valores abusivos a prática também deve ser denunciada à ANS.
A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que responde
atualmente por 17 grupos empresariais, responsáveis pela proteção da
saúde de cerca de 24,3 milhões de beneficiários, reforça que a Lei dos
Planos de Saúde estabelece que a adesão a planos de saúde é um direito
de pessoas de todas as idades. "A FenaSaúde tem como missão contribuir
para o aperfeiçoamento e equilíbrio da regulação do setor e suas
associadas buscam adotar permanentemente as melhores práticas de gestão
da saúde suplementar", afirma em nota.
Em caso de dúvidas, a ANS
disponibiliza ao consumidor o telefone 0800-701-9656; a central de
atendimento pela internet www.ans.gov.br; e núcleos de atendimento da
ANS disponíveis no portal.
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