segunda-feira, 20 de abril de 2015

Conheça algumas estratégias que mercados usam para você consumir mais

Você já entrou em um mercado com uma listinha de compras e acabou gastando em produtos que não faziam parte dos seus planos? Seja em supermercados ou qualquer outra loja menor, isso acontece com muita frequência entre os consumidores.
O que talvez você não saiba é que existem alguns “truques” que são estrategicamente usados para que você compre mais coisas do que deveria. Seja em uma rede de fast-food, padaria ou lojas de conveniência, você está sendo induzido. 
Confira algumas estratégias usadas pelos estabelecimentos para dar aquela vontade de gastar mais do que deveria:

Música lenta

A trilha sonora dentro de um estabelecimento comercial é escolhida de acordo com o horário e o fluxo de pessoas. Músicas lentas são colocadas quando o fluxo não está tão alto e contribuem para que os consumidores passem mais tempo comprando.

Música agitada

Músicas agitadas são colocadas em horários de pico e incentivam as compras feitas com pressa e o consumo realizado por impulso.

Aromas

Os aromas são usados para mexer com as sensações dos consumidores. Em uma padaria, por exemplo, o aroma é capaz de despertar a sensação de fome fazendo o cliente leve mais coisas para casa. Já em uma loja de roupas, o perfume traz lembranças ao consumidor e o deixa mais emotivo, influenciando diretamente na decisão de compra.

Preços

O preço de um produto é um dos fatores mais importantes na decisão de compra dos consumidores. Porém um truque muito utilizado para quebrar essa premissa é a maneira como os preços são apresentados para as pessoas. Subconscientemente “R$20” parece mais barato do que “R$20,00” ou “20 reais“. “R$69,90” aparenta ser mais próximo de “R$60” do que “R$70”.

Cores

As cores possuem a capacidade de transmitir sensações e influenciam diretamente na decisão de compra das pessoas. Por exemplo, o vermelho é uma cor capaz de estimular o apetite. Por isso é muito usada em redes de fast-food. Já o amarelo é uma cor vibrante e usada para prender a atenção das pessoas.

Produtos no alcance das crianças

Brinquedos e guloseimas são alguns dos produtos expostos de maneira que fiquem na visão e no alcance de crianças. A explicação é a seguinte: quando uma criança pega um produto é difícil que os pais digam não para ela.

Produtos populares no fundo da loja

Os produtos que são mais procurados como pão, leite e carne geralmente ficam expostos no fundo dos estabelecimentos para que você passe mais tempo exposto a outros produtos que possam chamar a sua atenção e despertem o seu desejo de compra.

Produtos próximos ao caixa

Alguns produtos como revistas, chicletes e doces são colocados estrategicamente próximos ao caixa para que no último minuto da compra você os adquira. Por exemplo, enquanto você espera na fila do caixa, uma matéria de uma revista pode despertar seu interesse. Já as guloseimas podem ser a “salvação” para aquelas pessoas que não gostam de moedas como troco.

Carrinho de compras

Você já reparou que os carrinhos de supermercados estão cada vez maiores? A ideia é fazer com que você tenha a impressão de que o carrinho não está totalmente cheio fazendo com que se tenha a sensação de que não comprou o suficiente e necessário.
Gostou das curiosidades? Se você conhece mais algum truque usado com essa finalidade, deixe seu comentário!
Fonte: Reclame Aqui

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