terça-feira, 28 de abril de 2015

Governo cobra explicação sobre serviço ‘ilimitado’ por operadora de telefonia

Image result for Governo cobra explicação sobre serviço ‘ilimitado’ por operadora de telefoniaMinistério da Justiça vai apurar indícios de propaganda enganosa em oferta da TIM

As ofertas de serviços “ilimitados” por parte das operadoras de telefonia móvel estão sendo avaliadas de perto pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça. Na última sexta-feira, a TIM foi notificada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da pasta para prestar esclarecimentos sobre a publicidade do serviço de acesso à internet TIM Whatsapp Ilimitado.
De acordo com a secretaria, foram solicitadas informações sobre divergências quanto à oferta do serviço e as condições e limitações contratuais, a fim de se verificar indícios de propaganda enganosa e se todos os direitos dos consumidores estão sendo respeitados.
Em sua nova campanha, a TIM anuncia que os clientes do plano Infinity agora têm mensagens de WhatsApp ilimitadas, permitindo que sejam enviados e recebidos textos, áudios, fotos e vídeos sem descontar da franquia de internet. Porém, o benefício não vale para chamadas feitas pelo aplicativo e é válido apenas até o dia 20 de junho. O objetivo do ministério é garantir que ressalvas como essas estejam claras ao consumidor.
PUBLICIDADE REVELA ÉTICA
De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, Amaury Oliva, “é dever do fornecedor informar, esclarecer e orientar o consumidor sobre todas as condições do serviço ofertado”. Ainda segundo ele, é preciso evitar que o consumidor seja iludido com publicidade enganosa. “Oferta e a publicidade revelam o padrão ético das empresas. Não podemos admitir que elas se aproveitem da vulnerabilidade dos consumidores, criem falsas expectativas e enganem o consumidor”, disse Oliva.
O bancário Rafael Ferreira Alves Pinto, 23 anos, aprovou a atitude do Ministério da Justiça. “É muito importante haver uma regulamentação. O cliente já sofre com o corte no pacote de dados quando atinge o limite da franquia. Se depois ainda for lesado por causa de uma propaganda enganosa, é demais”, critica.
Em nota, a TIM informou que “sempre incluiu, nas suas peças publicitárias, a data de validade da referida promoção e que prestará os esclarecimentos necessários”. Ressaltou ainda que as operadoras firmaram compromisso público para aprimorar a comunicação sobre ofertas de internet móvel com Ministério das Comunicações, Senacom e Anatel. O acordo prevê o ajuste das campanhas das companhias a partir da criação de código de autorregulamentação nos próximos 30 dias.
Debate sobre os cortes
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem debatido com as operadoras de telefonia a questão dos cortes abruptos na internet móvel para clientes que atingirem o limite da franquia, mesmo quando o plano contratado promete acesso “ilimitado”.
De acordo com o vice-presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Marcelo Bechara de Souza Hobaika, é insuficiente comunicar alterações no contrato apenas por meio de uma mensagem para o celular do usuário mesmo com 30 dias de antecedência.
Fonte: O Dia

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