quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pesquisa: 40% dos brasileiros compram óculos pirateados

Sabe aquele grupo de 10 pessoas, todos ostentando seus óculos charmosos, espelhados e perfeitos? Pois é, é bem provável de que quatro deles estejam usando produtos óticos pirateados ou contrabandeados. 
É o que mostra uma pesquisa da Abiótica (Associação Brasileira da Indústria Óptica), que reúne fabricantes, importadores e varejistas do setor, feito pela consultoria GS&M Gouvêa de Souza.
No ano passado, o faturamento do setor foi de R$ 23,1 bilhões, incremento de 3% em relação a 2013. Mas, desse total, quase metade ficou no mercado informal.

Sudeste tem maioria do mercado

A maior parte dos óculos de sol, de grau e armações irregulares tem origem chinesa e é vendida por camelôs e boxes em áreas de comércio popular, principalmente na região Sudeste, que concentra 57% do consumo. 
No último dia 15, uma operação da Receita Federal recolheu ao redor de 1 milhão de unidades na região da 25 de Março, em São Paulo - a maior apreensão já feita na cidade, de acordo com os fiscais. 

Risco à saúde

Batizada de operação "Blind" (cego em inglês, em referência aos danos que o uso de produtos desse tipo podem provocar à saúde), a ação contou com 20 fiscais e 18 carregadores, que, além de óculos de sol e de grau
Fonte: Reclame Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário