quarta-feira, 15 de abril de 2015

Meio digital é responsável por mais da metade das transações em bancos

Mais da metade (52%) das transações bancárias feitas no Brasil em 2014 foram realizadas via internet e mobile banking. Segundo dados da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2014, atualmente 47% das contas ativas no país (51 milhões) realizam transações utilizando internet banking e 24% (25 milhões), smartphones.

Em mobile banking, houve crescimento significativo no volume de movimentações financeiras em 2014 quando comparado ao ano anterior, segundo a Federação Brasileira de Bancos. Transferências, DOCs, TEDs e pagamentos de contas apresentaram incremento de 180%, totalizando 260 milhões de transações. Outro destaque foi a contratação de crédito, que registrou um aumento de 190% e chegou a 10 milhões de transações.
Já via internet banking, a pesquisa apontou um crescimento de 8% do número de transferências, DOCs e TEDs e de 11% no pagamento de contas. Juntos, esses serviços somam mais de 1,5 bilhão de transações. A contratação de crédito por esse meio também teve alta de 20% - montante de 40 milhões de transações.

Mesmo com as altas porcentagens de incremento, ainda há muito potencial a ser explorado, já que internet e mobile somam 20% do volume de operações com movimentações financeiras, diz a Febraban.

Agências bancárias
No entanto, as agências bancárias continuam sendo importantes, já que muitos clientes procuram seus gerentes para saber mais sobre novas oportunidades de investimento e serviços que podem ser contratados.
Essa tendência é reforçada, segundo a Febraban, pelo crescente número de agências bancárias em todo o país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que mantiveram um aumento acima dos 5%, o dobro da média nacional.
As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste apresentam níveis semelhantes de penetração por agência, cerca de 25 a 30 agências para cada 100 mil pessoas da População Economicamente Ativa (PEA).


Investimentos
O estudo revelou que, em 2014, as despesas e investimentos em tecnologia pelos bancos foram de R$ 21,5 bilhões. O desenvolvimento de softwares apresenta, em 2014 na comparação com 2013, o maior incremento em volume de investimento (16%), seguidos por hardware (6%), telecom (2%) e outros (1%), segundo a Febraban.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário