quinta-feira, 30 de abril de 2015

Operadoras de celular terão que melhorar serviços

Image result for Operadoras de celular terão que melhorar serviços

Anatel estabelece prazos para que empresas adotem novas medidas 

As operadoras de telefonia celular do país terão que melhor a qualidade dos serviços prestados aos clientes. A determinação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que estabeleceu prazos para que as empresas Claro, CTBC, Nextel, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo adotem medidas para que os resultados dos indicadores de acesso às redes de voz (chamadas telefônicas) e dados (internet móvel) sejam superiores a 85%. Já os indicadores de queda de chamada de internet devem ser inferiores a 5%. O prazo varia de seis a 15 meses, conforme a quantidade de operadoras atuando nas cidades.
As operadoras também terão que apresentar, em dois meses, plano para envio de torpedos para informar aos consumidores o ranking de qualidade de rede que a agência faz desde 2013.
As determinações foram baseadas nas avaliações dos resultados dos Planos de Melhorias feitas nos últimos dois anos. A avaliação considerou reclamações dos consumidores e investimentos na expansão da rede.

MAIS ACESSO POR CELULAR
Em um momento de popularização dos smartphones, o acesso à internet por banda larga móvel disputa cada vez mais espaço com a fixa. Dos 31,2 milhões de domicílios brasileiros com acesso à internet em 2013 (48% do total), 88,4% usavam o computador, e 53,6% o celular, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente a 2013, elaborada pelo IBGE em conjunto com o Ministério das Comunicações (MiniCom). Outros 17,2%, segundo o levantamento, informaram usar o tablet.
Um quarto da população brasileira não tinha telefone móvel em 2013, mas a tendência é que o percentual do acesso pelo celular aumente. De acordo com a Pnad 2013, a banda larga estava presente em 97,7% (30,5 milhões) dos domicílios com internet. Destes, 77,1% (24,1 milhões) se conectavam com banda larga fixa, que inclui as conexões Wi-Fi, e 43,5% (13,6 milhões) em banda larga móvel. O estudo revelou que, nos 63,3 domicílios com TV (97,2% do total) em 2013, 61,6% eram aparelhos de tubo e somente 31,2% recebiam sinal digital.
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário