quarta-feira, 22 de abril de 2015

Conta de luz fica até duas vezes mais cara por causa de um kWh a mais de consumo

Apenas 30 segundos a mais de chuveiro elétrico por dia podem mudar faixa de consumo e duplicar imposto
Apenas 30 segundos a mais de chuveiro elétrico por dia podem mudar faixa de consumo e duplicar imposto.
Com a necessidade de ajustar o orçamento nesses tempos bicudos, o consumidor deve redobrar a atenção com as faturas da conta de luz no Rio — um dos itens que mais influenciaram na alta da inflação e que mais pesam nas despesas. Um kWh a mais de consumo pode quase duplicar o valor pago como contribuição de iluminação pública nas contas da Light. Uma família que gasta entre 500 a 1 mil KWh paga R$ 21,48. Se consumir um kWh a mais, entrará na faixa de 1.001 a 5 mil kWh e terá que desembolsar mais R$ 18,81 para cobrir a despesa. Por isso, vale ficar atento na média de consumo e não extrapolar para se manter na mesma faixa ou, se possível, cair para uma mais em conta. Meio minuto de chuveiro elétrico por dia já corresponde a 1kWh de consumo.
Vale ficar atento, no entanto, aos casos de cobranças abusivas das concessionárias. A advogada Maria Emilia Florim, do Neves Bezerra Advogados Associados, alerta que é comum o consumidor entrar com ação deste tipo na Justiça, por não concordar com o que o valor cobrado.
— O responsável pela contribuição é o município, mas o mais correto é se dirigir à concessionária de energia, levando as últimas seis contas e reclamar — diz.
Queixas sobre a cobrança abusiva da contribuição de iluminação pública podem ser dirigidas à ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ). O consumidor pode ligar para o telefone 127 (tarifa de ligação local dentro do Estado do Rio; ir diretamente à ouvidoria (Av. Marechal Câmara 370, Centro), de segunda a sexta, de 8h às 20h; ou, se preferir, fazer a reclamação no site www.mprj.mp.br.


Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário