Algum momento você, que está lendo esse texto, estava na sua casa,
assistindo ao jornal, ou novela, futebol, seriado e, de repente, acabou a
luz? É bem provável que, se não aconteceu com você, tenha ocorrido com
familiar ou conhecido. O ano de 2014 deixou o consumidor brasileiro sem
energia elétrica por nada menos do que 17 horas e 37 minutos, em média.
Foi menos que 2013, é verdade - redução de 3,6% - mas o que você poderia
fazer com essas 17 horas às escuras? Perdeu algum trabalho? Teve
alimento estragado na geladeira?
A Região Norte foi a que mais
sofreu, mas também a que teve a maior redução do tempo sem energia
elétrica de um ano para outro, de 60 horas e 40 minutos para 47 horas.
Na Região Sul, houve aumento no tempo médio que o consumidor ficou sem
energia elétrica, de 15 horas e 5 minutos em 2013 para 17 horas e 1
minuto em 2014, "em razão das condições climáticas adversas
verificadas".
Os dados foram divulgados segunda-feira, dia 18,
pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na quinta edição do
documento "Ouvidoria Setorial em Números - Aspectos Técnicos e
Comerciais", disponível no site da agência. As informações abrangem as
63 distribuidoras, e os números são consolidados nacional e
regionalmente.
Mais de 120 mil reclamações
A
publicação mostra que em 2014 foram registradas 121.162 reclamações na
Ouvidoria Setorial da agência, um aumento de 38% em comparação com 2013.
Já as ouvidoras e canais de teleatendimento e atendimento presencial
das empresas receberam mais de 28 milhões de reclamações do consumidor
em 2014, ou 7,6% a mais em relação ao ano anterior.
O documento
ainda revela que as distribuidoras desembolsaram mais de R$ 1,5 bilhão
nos últimos quatro anos para compensar o consumidor, "em razão da
transgressão dos indicadores de continuidade" do fornecimento de energia
elétrica.
Fonte: Reclame Aqui
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