terça-feira, 26 de maio de 2015

Inmetro fiscaliza se chapinhas e secadores de cabelo à venda têm selo de segurança


O Inmetro fiscaliza, desta segunda até sexta-feira, comércios de todo o país para verificar se produtos elétricos destinados para beleza, como chapinhas, secadores de cabelos e barbeadores ostentam nas embalagens o Selo de Avaliação da Conformidade do instituto, que atesta a segurança do equipamento. Serão fiscalizados produtos nacionais e importados. Segundo o órgão, a operação, batizada de "Que Beleza", procura coibir a venda de itens irregulares, para que os consumidores tenham acesso apenas a produtos certificados e que, se utilizados de maneira correta, não oferecerão perigo. Serão verificados, também, aparelhos elétricos para permanente de cabelo, depiladores elétricos, ferros elétricos de enrolar cabelo, máquinas elétricas de corte de cabelo, saunas elétricas faciais e secadores elétricos de mãos e unhas.
De acordo com o diretor de Avaliação da Conformidade, do Inmetro Alfredo Lobo, a presença do Selo de Identificação da Conformidade é a melhor evidência de que o produto foi submetido ao processo de certificação, que inclui a realização de ensaios com foco na proteção da segurança do consumidor.
"É primordial que a compra destes produtos seja feita somente no mercado formal para evitar produtos falsificados ou de procedência duvidosa", acrescentou.
Os estabelecimentos onde forem encontradas irregularidades terão até dez dias para apresentar defesa ao instituto e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
Os consumidores podem fazer denúncias por meio da Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800-285-1818 ou pelo e-mail ouvidoria@inmetro.gov.br.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário