quinta-feira, 21 de maio de 2015

Saiba como substituir o tomate após preço subir quase 49% neste ano

Molho de melancia pode substituir o molho de tomate nas massas
O preço do tomate já subiu 48,65% desde o início do ano, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O produto, cujo quilo é vendido por R$ 10 no Centro do Rio, virou artigo de luxo e já até desapareceu dos restaurantes do Rio de Janeiro. Por isso, o EXTRA ouviu especialistas para ajudar quem quer cozinhar sem usar o vilão da inflação.
A primeira dica é clássica: sempre que possível, trocar o tomate pelo molho, que rende mais nas receitas. Andréa Tinoco, chef do Armazém Devassa e do Rancho Inn, vai além na criatividade:
— A pessoa pode fazer a receita normal do molho, mas substituindo o tomate pela melancia. É só tirar as sementes e fazer normalmente, de acordo com o gosto pessoal, em relação à quantidade de cebola, alho e outros temperos.
Já nas saladas, Andréa lembra que frutas da estação podem ocupar o lugar do tomate:
— Estamos na época do caqui, por exemplo, que fica ótimo na salada, com folhas verdes. Outras frutas, como manga e kiwi, também deixam a salada colorida e nutritiva. Basta procurar os melhores preços.
Segundo o gerente de saúde do Sesc-Rio, Willian Dimas Bezerra, além da melancia, uma alternativa ao tomate, no caso dos molhos, é a goiaba.
— Do ponto de vista nutricional, o tomate é uma fonte de licopeno, substância importante para prevenir doenças cardíacas e câncer. Então o ideal é buscar outros alimentos que garantam o aporte desse nutriente, que está principalmente nos vegetais de cor vermelha e alaranjada. Levando em conta o preço, há ótimos substitutos como a goiaba e o caqui, que estão na safra e têm valores mais baixos.
O nutricionista acrescenta ainda outras opções:
— A cenoura e a abóbora também garantem uma boa quantidade de licopeno e podem ser usadas em sopas, uma boa pedida para as noites mais frias que estão chegando.
Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário