quarta-feira, 27 de maio de 2015

Consumidor, está na hora de tirar o talão de cheques da gaveta

Hoje em dia existem muitas formas de pagamentos que facilitam a vida do consumidor. São tantas opções, como os boletos, cartão de débito, crédito com parcelamento, que o talão de cheque acabou ficando de lado. Porém, pode ser uma surpresa saber que, depois de uma queda significativa há mais de uma década, a utilização de cheques volta a ser uma boa opção de pagamento.
Diante do cenário econômico desafiado que o Brasil enfrenta, o consumidor que pretende economizar nas taxas deve voltar a andar com talão. O grande diferencial é que as taxas são mais baixas no cheque do que outras formas de pagamento disponíveis no mercado. No cartão de crédito, por exemplo, elas ficam entre 3% e 6%, já no cheque, varia de 1,5% a 2%.
A consequente queda na utilização de talões nesses anos foi ocasionada por diversos fatores, dentre eles, os trâmites burocráticos mais detalhados para a utilização de cheques, que são diferentes para os que usam cartões de crédito, por exemplo. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag, explica que “Quando o consumidor pensa em preencher o cheque, direcionar-se à agência, ele acaba desistindo e escolhendo a maneira mais prática para colocar em dia seus compromissos financeiros”.

Segurança ao optar pelo cheque

A segurança é uma justificativa usada pelos que utilizam cheques e não pretendem mudar a prática. O empresário Thiago Viana é um deles, e destaca que “Qualquer pagamento que eu tenha que fazer a fornecedor ou a um prestador de serviço eu pago em cheque e ele que tem que ir ao banco sacar. Assim, eu me isento da responsabilidade e do risco de carregar esse dinheiro”.
Além dos empreendedores, as pessoas físicas também estão utilizando talões com mais frequência, já que buscam alternativas para economizar nas compras. Outra vantagem - no casos dos pré-datados - é fazer compras contando com um dinheiro que ainda vai chegar. “Eu utilizo para fazer compras com valores altos. Dessa maneira, não pago taxas abusivas e não ultrapasso o limite do meu cartão de crédito”, afirma o servidor público Leonardo Gonzaga.
Ralph Assayag destaca ainda que a utilização do cheque nesse momento econômico que os brasileiros enfrentam pode significar um diferencial na concorrência. “No momento de crise, a pessoa precisa fazer algo mais. A utilização dos cheques poderá ser esse diferencial”, destaca.
Você pretende voltar a andar com talão de cheques depois de saber desses dados? Acha que é uma boa opção para fugir das taxas do cartão de crédito? Conte para a gente nos comentários!
Fonte: Reclame Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário