terça-feira, 9 de agosto de 2016

9 dicas para guardar os alimentos corretamente na geladeira

Se você quase não usa a cozinha, como a interior stylist Melany Kuperman, não importa que ela seja minúscula. Aproveite para usar elementos raramente vistos no ambiente, como papel de parede. A geladeira pintada de rosa completa a decoração (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)
Descubra como armazenar manteiga, leite, queijos e outros alimentos no refrigerador


Guardar os alimentos na geladeira parece fácil, afinal a gente faz isso no piloto automático sem parar para pensar. Mas tem muita coisa que guardamos da maneira errada, sabia? Confira as dicas da personal organizer Cris Faria e da nutricionista Alyne Santin e aprenda a armazenar corretamento os alimentos.
1. Poucas pessoas sabem, mas guardar a manteiga na geladeira depende da recomendação do fabricante. Algumas versões precisam, outras não. Por isso o ideal é olhar o rótulo e interpretar. Por exemplo, se a orientação for “deixar em local fresco e arejado”, nem pense em deixá-la perto do fogão ou micro-ondas.
2. No caso da batata, só coloque na geladeira se estiver muito calor. Caso contrário, não há necessidade.
3. Já temperos como alho e cebola devem ser muito bem guardados dentro da geladeira e em recipientes fechados, como gavetas e prateleiras com tampa. Assim evita-se o contato com o ar, que pode alterar a cor e a textura dos alimentos.
4. O leite merece uma atenção especial. É muito importante cobrir a abertura que fica após cortar a embalagem, pois é fonte de possíveis proliferações de bactérias. Fique atento também à validade, pois mesmo os leites do tipo longa vida (UHT) duram no máximo três dias após abertos.


5. Já os queijos que precisam de máxima refrigeração devem ser mantidos na parte de cima da geladeira, dentro de um pote fechado com tampa. É muito importante retirar a água que fica em volta, pois prejudica a conservação.
6. No caso de legumes e verduras, o ideal é guardar nas gavetas debaixo para evitar qualquer tipo de queimação. É importante lavar as folhas e secá-las com uma toalha antes de guardá-las.
7. Algumas pessoas têm o hábito de colocar o açúcar na geladeira. Essa indicação não é necessária, desde que ele fique em um recipiente coberto, inclusive a parte da colher.
8. Já o café pode ser acondicionado no refrigerador para manter o seu aroma, desde que não haja nenhuma recomendação contrária no rótulo.
9. Para os ovos, vale a mesma premissa das verduras: retirá-los da embalagem (ou isopor) e lavá-los de maneira abundante. Na disposição da geladeira, opte por recipientes fechados e gavetas. Diferentemente do que muitos pensam, a porta pode não ser uma boa opção por se tratar de um local com muito movimento, o que diminui a eficácia da refrigeração, além de correr o risco de quebrar sua casca.
Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário