O INMETRO, no âmbito das ações de vigilância de mercado, dentro do Programa de Verificação da Conformidade, realizou ensaios em amostras de Arla 32, retiradas em diferentes pontos de venda no País, e encontrou não conformidades em três marcas disponíveis no mercado e suspendeu cautelarmente, devido ao alto grau de risco ao meio ambiente, o registro dos modelos Catálise Envasilhado 20 L (registro nº 005078/2014), fabricado pela empresa Destaque Produtos Químicos EIRELI-ME, Extron Envasilhado 20 L (007646/2013), fabricado pela empresa Extron Indústria e Comércio de Lubrificantes Ltda, e Air Clean Envasilhado 20 L (004097/2013), fabricado pela empresa Rodoquímica Indústria, Comércio e Transporte de Prod. Químicos Ltda. Os ensaios em laboratório identificaram que todas apresentavam irregularidades na composição química do produto. Para esse programa, foram utilizados os requisitos técnicos estabelecidos na Portaria Inmetro n° 139/2011.
O Inmetro determinou que sejam adotadas, por essas empresas, ações objetivando a retirada dos pontos de venda no mercado nacional (atacado ou varejo) dos modelos de ARLA 32, além de abrir processo administrativo contra as três empresas que podem receber multas que variam de R$ 100 a R$ 1.500.000.
Recomenda-se a suspensão imediata do uso desses produtos. O consumidor deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente das empresas para solicitar a substituição gratuita do produto ou o reembolso pelo valor pago.
Fonte: Inmetro
Nenhum comentário:
Postar um comentário