segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Seguros: as principais dúvidas dos consumidores

Setores que concentram mais dúvidas
  •   Foto: freeimages
    As maiores dúvidas dos consumidores estão nos planos de saúde, seguro de veículos, seguro de garantia estendida, seguro de vida, acidentes pessoais e desemprego, seguro habitacional, seguro residencial e capitalização, segundo dados colhidos junto ao Consumidor.gov, relatório das ouvidorias das seguradoras, Procons e pesquisas realizadas pela
  • As 10 principais dúvidas
    As 10 principais dúvidas dos consumidores, independente do segmento, são: reajustes contratuais, coberturas de seguro, rede referenciada, forma correta de utilização do seguro (mutualismo), resgates, rentabilidade, liimites de cobertura, prazo de atendimento, cálculo de indenizações e exclusões contratuais.
  • Saúde suplementar

      Foto: Arquivo
    A maior demanda no segmento de saúde suplementar está voltada para as questões de preço/reajuste dos contratos, rol de procedimentos e coberturas contratuais.
    Seguro de automóvel
    • Concessionária de automóveis na Malásia Foto: Joshua Paul / AP
      As principais dúvidas são: composição da rede referenciada, coberturas contratuais e preço
    • Seguro de vida
      No caso do seguro de vida, há dificuldade, por parte dos consumidores, em compreender os princípios do mutualismo. Ou seja, há, muitas vezes, um entendimento equivocado de que o seguro opera da mesma forma que a poupança.
    • Capitalização e garantia estendida
        Foto: ANDREW HARRER / BLOOMBERG NEWS
    Na capitalização, o maior volume de dúvidas dos consumidores está relacionado aos resgates, enquanto no seguro de garantia estendida há uma percepção, por exemplo, de que é necessário ampliar o volume de informações no momento da aquisição do produto. 
  • Material educativo
    Cartilhas CnSeg Foto: Reprodução
    A CNseg e as federações de seguro já têm investido, nos últimos anos, em cartilhas e guias voltados ao combate à desinformação. Já foram lançadas materiais sobre: Seguro Residencial, Seguro Garantia Estendida, Seguro Habitacional, Seguro de Automóvel, Seguro Garantia, Títulos de Capitalização, Guia do Consumidor e o Guia de reajustes dos Planos.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário