quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Confira dicas para evitar alergias respiratórias

Dados da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia mostram que 30% da população mundial tem algum tipo de alergia. Outro dado que chama a atenção mostra que 25% da população tem asma, doença muitas vezes provocadas por alergias a ácaro e poeira.
Para tentar evitar que as alergias respiratórias se transformem em um problema de saúde grave, consultamos o pediatra e alergologista, Luiz Bandim. O especialista alerta que é preciso ficar atento para as crianças e os adolescentes que vivem constantemente resfriadas. “Isso pode ser um indício de que o ambiente em que ela vive tem condições que favorecem às alergias e com o tempo outras doenças podem aparecer ou até mesmo o processo alérgico pode se tornar crônico”, alertou o especialista.

Dicas

1) Ambiente limpo;
A sujeita traz ácaros para o ambiente, que são os principais causadores das alergias respiratórias. Fazer a limpeza dos espaços usando vassouras e espanadores só faz com que a sujeira piore. Por isso, o ideal é usar um pano levemente molhado. Ele pode ter até ter um pouco de sabão neutro ou algum produto que não tenha cheiro forte.
2) Use capas para proteger estofados e colchões;
Colchões e estofados têm o alimento que faz os ácaros se multiplicarem. Por isso, segundo o especialista, encapar tudo elimina essa possibilidade. Com travesseiros, colchões, almofadas, sofá e outros estofados protegidos, os ácaros não vão conseguir se manter vivos e assim aumenta o índice de proteção.
3) Use a luz do sol;
Sempre que puder, abra janelas e portas e deixe a luz do sol entrar no ambiente. Além de inibir a presença de ácaros, também reduz a umidade e consequentemente, ajuda a reduzir os fungos.
4) Evite o tabagismo;
Fumar perto de quem tem alergia também é algo que só ajuda a aumentar os sintomas. As vias aéreas ficam irritada e isso desencadeia processos alérgicos. O dano é ainda maior para quem fuma e tem o problema.
5) Cuide da alimentação;
Corantes e conservantes presentes nos alimentos industrializados ajudam a irritar o organismo e afetam a alergia. A dica é hidratar bastante, tomando água em abundância e estimular o cardápio com alimentos como frutas e verduras.
Fonte: TV Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário