A Black Friday é um dos eventos comerciais mais aguardados pelo consumidor e por lojistas
A
Black Friday é um dos eventos comerciais mais aguardados pelo
consumidor e por lojistas. Marcada para o dia 25 de novembro de 2016 no
Brasil, a data se aproxima e, junto a ela, a ansiedade do público.
Afinal, adquirir produtos de qualidade por preços irresistíveis muitas
vezes é a oportunidade de ouro para fazer compras que estão em stand by
por motivos financeiros.
A
movimentada ação de vendas surgiu nos Estados Unidos e ocorre na sexta
feira seguinte ao dia de Ação de Graças. A Black Friday ficou popular no
Brasil no ano de 2010 e a partir de então tem movimentado bastante o
comércio, graças aos descontos e promoções.
Como evitar fraudes e armadilhas durante a Black Friday?
Apesar
do grande sucesso em diversos países do mundo, a Black Friday é uma
data que ainda gera muitas dúvidas nos consumidores. Um dos motivos que
geram insegurança no público é a suspeita de que ocorra maquiagem de
preços, ou seja, empresas aumentam o preço dias antes para passar uma
falsa impressão de desconto. A prática é considerada ilegal e, para
evitar esse tipo de problema, é preciso estar atento ao Direito de
Consumidor:
- Desistência
Segundo
a lei, o consumidor tem um prazo de sete dias a partir da compra ou
recebimento da compra para desistência da compra. Porém, o cancelamento
só vale para compras em sites, catálogos, por telefone ou qualquer canal
fora da loja física.
- Produtos com defeito
Em
caso de produtos com defeito, é dever das empresas informar a situação
ao consumidor. Contudo, é preciso que o produto esteja funcionando
plenamente. Se você comprar um telefone e o aparelho apresentar qualquer
problema, o fabricante tem que resolver o problema no prazo de até 30
dias.
Se não houver reparo no
produto defeituoso, por lei o consumidor pode realizar uma troca,
devolução do dinheiro ou desconto proporcional do preço final.
- Troca
Caso o produto seja durável, o prazo para troca é de 90 dias. Já os produtos não duráveis têm um prazo mais curto, de 30 dias.
- Prazo de entrega e valor do frete
Uma
das grandes armadilhas da Black Friday são os valores de entrega e
frete. Muitas vezes, o desconto oferecido é “compensado” no frete, que
muitas vezes pode ser absurdamente caro. Por isso, pesquise com
antecedência para verificar se a compra é vantajosa ou se é uma
armadilha.
O comprador deve
ficar atento também ao prazo de recebimento e seu cumprimento. Se o
produto não for recebido dentro do prazo, o consumidor deve solicitar o
cancelamento com a devolução do dinheiro, além de indenização por
perdas e danos.
Atenção aos Direitos do Consumidor o ano inteiro
Apesar
de a Black Friday ser um evento no varejo que exija atenção redobrada
do consumidor, para evitar transtornos e prejuízos, recomenda-se cautela
durante o ano todo. Para quem é leigo e deseja se aprofundar no
assunto, basta recorrer a um curso jurídico. Atualmente, cursos online de Direito permitem
que o consumidor fique a par de todos os seus direitos. A Prime Cursos,
por exemplo, oferece um curso gratuito de Direito do Consumidor com
duração de 20 horas.
Fonte: JE Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário