Os cidadãos estão cada vez mais fazendo valer os seus direitos como
consumidores. Eles têm se informado e sendo mais críticos quanto à
qualidade do atendimento, grau de satisfação ou a solução dos problemas
no pós-venda. Diante disso, o Procon Goiás realizou uma pesquisa, de
acordo com os atendimentos, para identificar o perfil do consumidor
goiano que mais registra reclamações no órgão.
De janeiro a agosto deste ano, o Procon atendeu 119.865 consumidores em seus diversos postos e canais de atendimento, sendo que:
- 51,10% dos consumidores atendidos são homens
- 48,90% dos consumidores atendidos são mulheres
- 51,10% dos consumidores atendidos são homens
- 48,90% dos consumidores atendidos são mulheres
De acordo com o levantamento consumidores de 21 a 50 anos representam a maioria dos atendimentos realizados. Observa-se que:
- 24,73% dos consumidores têm entre 31 e 40 anos
- 20,63% dos consumidores têm entre 41 e 50 anos
- 18,51% dos consumidores têm entre 21 e 30 anos
- 24,73% dos consumidores têm entre 31 e 40 anos
- 20,63% dos consumidores têm entre 41 e 50 anos
- 18,51% dos consumidores têm entre 21 e 30 anos
Ainda sobre líderes de ranking, os assuntos mais reclamados são:
- 20,32% telefonia celular
- 9,18% telefonia fixa
- 8,49% cartão de crédito
- 20,32% telefonia celular
- 9,18% telefonia fixa
- 8,49% cartão de crédito
De
acordo com o perfil analisado pelos índices do Procon Goiás, os
assuntos mais reclamados divididos entre homens e mulheres aparecem da
seguinte forma:
Telefonia celular
- 56,40% são homens
- 43,60% são mulheres
Telefonia celular
- 56,40% são homens
- 43,60% são mulheres
Telefonia fixa
- 52,90% são mulheres
- 47,10% são homens
- 52,90% são mulheres
- 47,10% são homens
Cartão de Crédito
- 54,50% são mulheres
- 45,50% são homens
- 54,50% são mulheres
- 45,50% são homens
Já em relação aos problemas mais reclamados pelos consumidores goianos, os líderes do ranking são:
- 36,98% problemas com cobrança
- 32,23% problemas com contrato
- 6,86% problemas com SAC
- 36,98% problemas com cobrança
- 32,23% problemas com contrato
- 6,86% problemas com SAC
O
Procon entende ser imprescindível a participação dos consumidores para
melhorar as relações no mercado de consumo: conhecendo seus direitos ,
denunciando violações às normas consumeristas, divulgando o nome das
empresas que não cumpriram com suas obrigações e buscando conhecer o
ranking das mais reclamadas.
Fonte: Goiás Agora
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