quarta-feira, 30 de novembro de 2016

PIB do Brasil recua 0,8% no 3º trimestre de 2016

É a sétima queda seguida nessa comparação, segundo o IBGE.
De janeiro a setembro, recuo é de 4%, o maior desde

PIB - variação trimestral (Foto: G1)
Comparação com o ano anterior
Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a contração foi ainda maior, de 2,9% - a décima seguida.

Nessa base de comparação, a agropecuária sofreu forte queda de 6%, influenciada por resultados negativos de culturas como milho (-25,5%), algodão (-16,9%), laranja (-4,7%) e cana de açúcar (-2%).
PIB arte composição-vale (Foto: Arte/G1)
Seguindo o mesmo ritmo, a indústria recuou 2,9%, puxada, principalmente, pela queda na produção de máquinas e equipamentos.
Entre os três setores, os serviços tiveram a queda mais branda: de 2,2%. Os destaques negativos mais importantes ficaram com transporte, armazenagem e correio (-7,4%).
Na comparação com o mesmo trimestre de 2015, o consumo das famílias caiu 3,4%, sob influência dos indicadores de inflação, juros, crédito, emprego e renda, de acordo com o IBGE. A despesa de consumo do governo também caiu: 0,8% frente ao terceiro trimestre de 2015.
Os investimentos também levaram um grande tombo. A formação bruta de capital fixo caiu 8,4% no terceiro trimestre de 2016, a 10ª consecutiva. "Este recuo é justificado pela queda das importações e da produção interna de bens de capital, sendo influenciado ainda pelo desempenho negativo da construção."
No setor externo, as exportações aumentaram 0,2% e as importações caíram 6,8%. Nos dois tipos de operação, os resultados foram influenciados pela valorização de 8,5% do câmbio.
Previsões negativas
As expectativas sobre o resultado do PIB já indicavam que os números seriam negativos. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que tenta "antecipar" o resultado do PIB, estimou, em meados de novembro, que a economia teve retração de 0,79% de julho a setembro, na comparação com o trimestre anterior.

Para o ano de 2016, considerando todos os trimestres, os economistas do mercado financeiro preveem que o nível de atividade neste ano feche em queda de 3,5%, segundo o boletim Focus, também do BC, mais recente.
Se as previsões forem confirmadas, essa será a primeira vez que o país registrará dois anos seguidos de retração no nível de atividade da economia – a série histórica oficial, do IBGE, tem início em 1948. No ano passado, o recuo foi de 3,8%, o maior em 25 anos.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário