A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação
Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 0,5% na
passagem de outubro para novembro deste ano. Mesmo com o crescimento, o
indicador está em 74,3 pontos, em uma escala de 0 a 200.
Segundo a
CNC, quando a ICF está abaixo de 100 pontos, mostra que ainda há
insatisfação do consumidor com a situação atual. Além disso, na
comparação com novembro de 2015, houve queda de 2,8% no indicador.
Na
comparação com outubro, três dos sete componentes usados para calcular a
ICF tiveram crescimento: nível de consumo atual (2,9%), perspectiva de
consumo (1,6%) e momento para a compra de bens duráveis (1,8%). A
avaliação sobre a renda atual teve queda de 0,5%. Três componentes
mantiveram-se estáveis: emprego atual, perspectiva profissional e compra
a prazo.
Na comparação com novembro do ano passado, quatro
componentes tiveram queda: nível de consumo atual (-11,4%), compra a
prazo (-10,4%), renda atual (-6,8%) e momento para a compra de bens
duráveis (-3,1%).
Três componentes tiveram alta: perspectiva de consumo (6,5%), perspectiva profissional (2,3%) e emprego atual (1%).
Fonte: Agência Brasil
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