terça-feira, 22 de novembro de 2016

Endocrinologista alerta para os perigos e cuidados com a diabetes




O mês de novembro no calendário de saúde, alerta para os cuidados com a saúde masculina, mas outras doenças também são destacadas durante este mês, com o é o caso do dia 14 de novembro, que destaca o Dia Mundial da Diabetes, com o intuito de alertar sobre doença e seus cuidados e perigos. A endocrinologista Aline Garcia, do Hapvida explica em entrevista os detalhes dessa doença e como saber viver com ela.
O que é diabetes?
Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis de glicemia (açúcar) no sangue, decorrente da falta de produção ou dificuldade na ação da insulina, hormônio que controla os níveis de glicose na corrente sanguínea.
Quais as principais causas para a doença?
História familiar de Diabetes, sedentarismo, sobrepeso-obesidade, filhos de mães que tiveram Diabetes na gestação, entre outros.
Como diagnosticar o diabetes?
Níveis de glicemia em jejum acima de 126 mg/dL e/ou teste de tolerância a glicose com níveis acima de 200mg/dL após 2 horas.
Quais são os tipos de diabetes? Quais são as principais diferenças entre o diabetes tipo 1 e tipo 2?
O diabetes pode ser classificado em 4 categorias:
Diabetes tipo 1
Diabetes tipo 2
Diabetes secundário a doenças ou medicamentos
Diabetes gestacional
A principal diferença entre o diabetes tipo um e o tipo 2 é que no diabetes tipo 1 a produção de insulina é reduzida de forma drástica e a glicemia em geral já se encontra bastante elevada desde o início do diagnóstico. No diabetes tipo 2 a redução da insulina ocorre de forma gradual, assim como a elevação dos níveis de glicemia.
Quais são os principais sintomas?
Sede e urina excessivas, perda de peso, visão turva, fadiga e infecções genitais em mulheres costumam ser os sintomas mais comuns.
Pacientes com diabetes têm restrições alimentares?
A ingestão de alimentos que contenham açúcares simples e de alimentos com alto índice glicêmico (se transformam rápido em açúcar no sangue) devem ser evitados, bem como as gorduras saturadas e trans.
Quais são as complicações do diabetes?
As mais comuns são:  Alterações na retina, doenças cardiovasculares, doenças renais, insuficiências venosas crônicas com ulceras de repetição em membros inferiores.
Quando o paciente tem de fazer a aplicação de insulina?
No diabetes tipo 2 a aplicação acontece sempre que os níveis de glicemia não atingirem as metas de controle (HbA1c<6,5%) com os antidiabéticos orais,  e para o diabetes tipo 1 desde o início  do diagnóstico.
Com que periodicidade uma pessoa saudável deve realizar a glicemia para identificar precocemente o diabetes?
Dependendo dos fatores de risco, a cada seis meses ou no mínimo a cada um ano.
Por que perder peso ajuda a tratar a diabetes?
O controle do peso melhora uma condição chamada " sensibilidade insulinina", que por sua vez contribui para reduzir os níveis de glicemia , pressão arterial, colesterol Entre outros.
Algumas gorduras são melhores que outras? Como o diabético pode cortar a gordura da dieta?
A gordura saturada (presente nas carnes, leite, queijos, manteigas, óleo de coco e óleo de dendê) ou a gordura trans, (presente em biscoitos recheados, sorvetes, margarinas,) prejudicam a saúde quando consumidas em excesso. Em uma dieta balanceada, no máximo 10% das calorias a serem consumidas devem vir de gorduras saturadas, e em pacientes colesterol alto e diabéticos descompensados esse nível cai para 7%.
Fonte: Correio 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário