terça-feira, 18 de julho de 2017

Atividade econômica recua 0,2% em maio, diz Serasa Experian

Image result for Atividade econômica recua 0,2% em maio, diz Serasa Experian
A atividade econômica brasileira recuou 0,2% em maio, na comparação com o mês anterior. Na comparação com maio de 2016, a atividade econômica subiu 0,9%. De janeiro a maio foi registrada retração da atividade econômica de 0,1% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal).
De acordo com economistas da Serasa Experian, o agravamento da crise política a partir da segunda quinzena de maio pode ter impactado a atividade econômica do mês, reduzindo o ímpeto registrado na abertura do segundo semestre.
Segundo o levantamento da Serasa Experian, houve retração de 3,1% da atividade do setor agropecuário no mês de maio em comparação com abril. Já na atividade industrial houve avanço de 0,6% e em serviços de 0,3%. Pelo lado da demanda agregada, o mês de maio teve recuo em todos os seus componentes: consumo das famílias (-0,2 %) ; consumo do governo (-0,4 %) ; investimentos (-2,1 %) ; exportações (-4,5 %) e importações (-6,1 %) .
No acumulado dos primeiros cinco meses de 2017, a atividade agropecuária cresceu 15,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a indústria e o setor de serviços caíram 1,0% e 1,2%. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2017, praticamente todos os componentes da demanda agregada recuaram: consumo das famílias (-1,4 %) , consumo do governo (-1,9 %) , investimentos (-4,4 %) , exportações (-0,4 %) e as importações cresceram 5,9%.
Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário