O Ministério da Justiça informou ontem (21) que abriu investigação
para apurar a conduta das empresas aéreas Latam e Azul. Passageiros
ficaram retidos em Bariloche, na Argentina, em razão da nevasca que
afetou a Região Sul do Continente.
Segundo informações recebidas
pela pasta, cerca de 9 mil pessoas teriam sido afetados e estariam sem
adequada assistência. O ministério, via Secretaria Nacional do
Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, acionou a
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério das Relações
Exteriores para obter dados atualizados sobre a situação no aeroporto
argentino e o tratamento dado às pessoas envolvidas.
As empresas
Latam e Azul foram notificadas para apresentar as medidas tomadas quanto
à assistência aos brasileiros e as ações para atender às demandas
desses consumidores.
Nos dias 14 e 15 deste mês, auge da
temporada de turismo na região, brasileiros relataram caos no aeroporto
em Bariloche, por meio de redes sociais. Os relatos apontam falhas no
fornecimento de informação a suporte aos passageiros pelas companhias
aéreas. Na ocasião, a temperatura local chegou a -24,5°C e provocou o
fechamento do aeroporto e o consequente atraso nos pousos e decolagens.
Por
meio de nota, a Latam informou que ainda não foi notificada pelo
Ministério da Justiça, mas prestará todos os esclarecimentos necessários
ao órgão. Em comunicado publicado ontem (20) no site, a
empresa informa que está regularizando suas operações referentes à
Bariloche. “A companhia já reacomodou a maioria dos passageiros cujos
voos foram impactados pelo fechamento do aeroporto em virtude das
condições climáticas adversas desde a última sexta-feira (14)”. Segundo a
companhia, os passageiros que ainda se encontram em Bariloche ou em
Buenos Aires devem ser acomodados nos próximos voos regulares
disponíveis.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que os
passageiros que compraram bilhete com a companhia foram realocados no
dia seguinte após o cancelamento dos voos. “A Azul esclarece que prestou
toda a assistência necessária conforme a Resolução 141 da Agência
Nacional de Aviação Civil (Anac) e lamenta eventuais transtornos
ocorridos a seus clientes. A companhia ressalta que ações como essa são
necessárias para conferir a segurança de suas operações.
Fonte: Agência Brasil
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