Pela primeira vez, os bancos assumiram a dianteira entre as empresas com mais reclamações registradas no Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). As instituições financeiras foram responsáveis por 16,64% das 5.258 queixas recebidas pelo instituto em 2011, subindo duas posições no ranking.
As principais dúvidas e queixas dos consumidores foram relativas a temas como cobrança indevida, débito não autorizado, taxa de juros, renegociação de dívidas e venda casada de produtos financeiros.
O ranking do Idec é feito há 12 anos, e as empresas de planos de saúde foram as líderes de reclamações. Em 2011, elas aparecem na segunda posição, com 16,02% do total de queixas.
As principais dúvidas na categoria de planos de saúde estiveram relacionadas a negativa de cobertura, reajuste de mensalidade e descredenciamento de profissionais e hospitais.
Bancos dizem que consumidor está mais 'questionador'
Em nota, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) credita o resultado à elevação da base de clientes das instituições financeiras, ao maior grau de exigência dos clientes e ao crescimento no consumo de produtos como cartões de crédito.
"Há um aumento do volume de demandas de consumo, em todos os canais, ano a ano. Em média, crescimentos entre 15% e 20%, a cada ano, representam um comportamento mais ativo e mais questionador dos consumidores, de forma geral, não restrita ao setor", diz a nota.
Ainda de acordo com a Febraban, os bancos estão "desenvolvendo esforços para identificar medidas conjuntas que possam reduzir o volume de reclamações".
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