Em decorrência do acidente que levou à morte uma menina de 14 anos, o parque de diversões Hopi Hari, localizado no interior de São Paulo, fechou suas portas a partir desta sexta-feira, para verificar a segurança dos brinquedos. Os consumidores que já haviam comprado os ingressos têm direito a restituição imediata.
De acordo com a assessora técnica do Procon-SP, Marta Aur, aqueles que estiverem com os bilhetes em mãos podem solicitar a restituição imediata do valor pago ou escolher outra data para fazer o passeio no parque. Caso o Hopi Hari peça alguns dias para devolver o dinheiro, caberá somente ao consumidor escolher se aceita ou não.
PrejuízoA sugestão é que o consumidor pondere o prazo que o parque pedir, pois, caso sejam poucos dias, isso não deverá gerar grandes transtornos. Para quem mora em outra cidade e tinha o ingresso comprado por agência de turismo, por exemplo, esta deverá ser a intermediária, ficando responsável por solicitar o dinheiro de volta ou remarcar a data de visita.
Há também situações em que consumidores, sem saber que o parque estaria fechado a partir desta sexta-feira, fizeram viagem para vir a São Paulo, gastando, inclusive, com hotéis. Nesses casos, Marta explica que o consumidor pode considerar entrar na Justiça com uma ação de perdas e danos. Mas a assessora alerta: será preciso comprovar que a viagem foi feita para visitar o parque e que o consumidor não foi informado corretamente.
Segundo Marta, esse é um caso delicado, pois houve grande repercussão na mídia, o que torna mais difícil para o consumidor comprovar que não havia sido informado de que o parque estaria fechado. Mas, se realmente houve falha de comunicação, nada mais justo que o consumidor exija seus direitos.
De acordo com o Hopi Hari, o parque ficará fechado durante 10 dias, por conta de um acordo firmado com o Ministério Público de São Paulo. Mesmo após essa data, a assessora do Procon-SP sugere que os consumidores entrem em contato com o parque, antes de ir até lá, para confirmar se realmente ocorreu a reabertura.
Como a situação é atípica, o consumidor deve estar atento às novas informações para que não seja pego de surpresa. Apesar de o prazo ser de 10 dias, é importante confirmar mais próximo do fim da data.
De acordo com a assessora técnica do Procon-SP, Marta Aur, aqueles que estiverem com os bilhetes em mãos podem solicitar a restituição imediata do valor pago ou escolher outra data para fazer o passeio no parque. Caso o Hopi Hari peça alguns dias para devolver o dinheiro, caberá somente ao consumidor escolher se aceita ou não.
PrejuízoA sugestão é que o consumidor pondere o prazo que o parque pedir, pois, caso sejam poucos dias, isso não deverá gerar grandes transtornos. Para quem mora em outra cidade e tinha o ingresso comprado por agência de turismo, por exemplo, esta deverá ser a intermediária, ficando responsável por solicitar o dinheiro de volta ou remarcar a data de visita.
Há também situações em que consumidores, sem saber que o parque estaria fechado a partir desta sexta-feira, fizeram viagem para vir a São Paulo, gastando, inclusive, com hotéis. Nesses casos, Marta explica que o consumidor pode considerar entrar na Justiça com uma ação de perdas e danos. Mas a assessora alerta: será preciso comprovar que a viagem foi feita para visitar o parque e que o consumidor não foi informado corretamente.
Segundo Marta, esse é um caso delicado, pois houve grande repercussão na mídia, o que torna mais difícil para o consumidor comprovar que não havia sido informado de que o parque estaria fechado. Mas, se realmente houve falha de comunicação, nada mais justo que o consumidor exija seus direitos.
De acordo com o Hopi Hari, o parque ficará fechado durante 10 dias, por conta de um acordo firmado com o Ministério Público de São Paulo. Mesmo após essa data, a assessora do Procon-SP sugere que os consumidores entrem em contato com o parque, antes de ir até lá, para confirmar se realmente ocorreu a reabertura.
Como a situação é atípica, o consumidor deve estar atento às novas informações para que não seja pego de surpresa. Apesar de o prazo ser de 10 dias, é importante confirmar mais próximo do fim da data.
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