quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Brasil cria 150,3 mil novas vagas de trabalho com carteira assinada em setembro

Indústria de Transformação foi o setor que registrou o melhor resultado, com saldo de 66.191 postos
A economia brasileira criou 150.334 novos postos de trabalho com carteira assinada em setembro, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quarta-feira (17) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado representa aumento de 0,39% no estoque de empregos formais do país.
O destaque foi a Indústria de Transformação, que registrou saldo líquido (descontadas as demissões do período) de 66.191 postos. O Caged é um banco de dados constituído por informações fornecidas, mensalmente, pelos empregadores, a partir do número de carteiras de trabalho assinadas e das demissões registradas no documento. 
O resultado de setembro, o mais baixo para o mês desde 2001, foi considerado positivo pelo Ministério do Trabalho, em vista do cenário de desaceleração da economia mundial. O mercado de trabalho brasileiro mantém a trajetória de crescimento e, no acumulado do ano, já foram gerados 1.574.216 empregos com carteira assinada, uma expansão de 4,15%. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 1,4 milhão de postos de trabalho, representando a elevação de 3,68%.
"O resultado apresentado pelo Caged absorve quase totalmente o crescimento da PEA [População Economicamente Ativa] do País, além de demonstrar a expansão do emprego, que tem se mantido estável desde o início do ano", destacou o Diretor do Departamento de Emprego e Salário, do MTE, Rodolfo Torelly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário