sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Inadimplência não cede, crédito cresce 1,1%, diz BC

A inadimplência nas operações de crédito no país se manteve em 5,9% em setembro, o maior patamar apurado neste ano, segundo informou o Banco Central (BC) nesta sexta-feira. Esse é o mesmo patamar registrado nos meses de julho e agosto. Nesse cálculo são considerados atrasos de pagamento superiores a 90 dias. Segundo a autoridade monetária, o crédito total disponibilizado pelo sistema financeiro no Brasil subiu 1,1% em setembro, chegando a 51,5% do Produto Interno Bruto (PIB), ou R$ 2,237 trilhões
Apenas entre as pessoas físicas, a inadimplência em setembro chegou a 7,9%, também a maior do ano, e mesmo percentual registrado em julho e agosto. Entre as empresas, os não pagadores são 4,0% do total, 0,1 ponto percentual abaixo do que foi registrado no mês anterior.
A taxa de juros média que as famílias pagaram em setembro nas operações de crédito foi de 35,8% ao ano, alta de 0,2 ponto percentual em relação a agosto. Para as empresas, a taxa caiu 0,5 ponto percentual, para 22,6% ao ano. Na média entre famílias e empresas, a taxa ficou em 29,9% ao ano, 0,2 ponto percentual abaixo de agosto.
O BC informou que o spread - diferença entre o custo de captação do banco e a taxa efetivamente cobrada do consumidor final - atingiu 22,3 pontos percentuais em setembro, contra 22,5 pontos no mês anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário