quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nono dígito nos celulares deve ser implantado em todo o país até 2016

O conselho diretor da Anatel deve aprovar, na próxima quinta-feira (25), o cronograma de adoção do nono dígito na numeração da telefonia móvel para todo o país, depois da experiência que considera “exitosa” no DDD 11 (São Paulo e a região metropolitana), implantada em julho deste ano. Os novos prazos vão do final de 2013 até o final de 2016, mas a implantação será interrompida próxima aos grandes eventos esportivos.
Pelo cronograma, o restante dos municípios paulista ganharão o nono dígito no final de 2013, ou seja, depois da Copa das Confederações. Em janeiro de 2014, será a vez do acréscimo do dígito 9 antes dos números de celulares do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. No final de 2014, 2015 e 2016 o recurso será implantado no restante do país. As datas propostas pela área técnica da Anatel foram acertadas com as operadoras móveis.
De acordo com a avaliação dos técnicos, ainda não há escassez de numeração nos estados, o que justificou a implantação do nono digito em São Paulo, mas o próprio regulamento de numeração prevê a unificação da marcação das chamadas em todo o país. “Tradicionalmente existe essa unificação no endereçamento das ligações”, justificou a fonte. “A ideia é fazer a implantação de forma espaçada para minimizar riscos”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário