sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Operadoras de celular representam mais de 40% das reclamações dos clientes, segundo levantamento

Segundo o Procon, das queixas principais, as referentes à cobrança indevida ou abusiva predominam.
Das dez empresas que mais receberam reclamações de seus clientes, em 2012, quatro são operadoras de telefonia móvel, mostrou o levantamento realizado pelo Fundação Procon-SP. As empresas Vivo/Telefonica, Claro, TIM e Oi apresentam 18.112 queixas, 43,76% do total.
A Vivo se encontra na segunda posição da lista, com 7.565 reclamações, seguida pela Claro (5.903). A TIM aparece em sexto lugar e a Oi em décimo. Confira a lista completa:
Acumulado de 2012
PosiçãoEmpresa/GrupoReclamações
Fonte: Procon-SP
Grupo Itaú/Unibanco8.642
Grupo Vivo/Telefonica7.565
Grupo Claro5.903
Grupo Bradesco4.709
Grupo Santander2.892
TIM Celular S/A2.761
Grupo Net2.617
Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de S. Paulo2.333
B2W Comapanhia Global do varejo2.083
10ºGrupo Oi Celular1.883
Total---41.388
Reclamações
Ainda de acordo com a pesquisa, das queixas que as operadoras receberam, a maioria era referente às cobranças indevidas ou abusivas, com 8.476 reclamações. A Vivo teve 3.403, a Claro com 2.716, TIM com 1.399 e a Oi teve 958.
Os cinco problemas mais registrados pelo Procon-SP foram cobranças abusivas ou indevidas; serviço não fornecido, como entrega e instalação; vício de qualidade; problemas com contrato; e dúvidas sobre cobranças, valores e reajustes.
Posicionamentos
O Bradesco informou em nota que o banco "está atento para adotar as medidas necessárias com as áreas internas, envolvidas nas manifestações, a fim corrigir eventuais falhas e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento".
O Santander afirmou que trabalha intensamente para aperfeiçoar e capacitar a equipe para prestar um serviço e atendimento de melhor qualidade. "Nossa meta é superar a expectativa de nossos clientes, transformando problemas em oportunidades e agindo com transparência".
A Operadora TIM informou que a empresa acompanha a reclamação dos clientes e trabalha para reduzi-las. " A empresa preza pela satisfação de seus usuários e investe na melhoria de processos, mudanças estruturais e treinamentos, reciclando os conhecimentos dos seus funcionários".
A NET informou que "dos casos encaminhados à NET para tratamento, a empresa tem obtido sucesso no acordo com os clientes em quase totalidade dos casos, estando entre as empresas com melhores índices de solução das manifestações". Além de ter apresentado uma queda acentuada nas reclamações registradas pelo Procon-SP.
As outras empresas não comentaram sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário