terça-feira, 30 de outubro de 2012

Oito estados recebem medidor de qualidade de banda larga fixa

Anualmente haverá troca de 25% da base de voluntários; para participar o consumidor deve se cadastrar para participar do sorteio.
Os usuários de Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná começam a receber, nesta segunda-feira (29), os medidores de qualidade de banda larga fixa. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a melhora do serviço.
Apesar de oito estados estarem recebendo os medidores, ainda há necessidade de voluntários em todo o País. Segundo a agência reguladora, serão selecionadas pessoas de diversos perfis divididas por Estado, prestadora e faixa de velocidade contratada. Por enquanto a escolha e distribuição de aparelhos têm sido feitas nos locais que já contam com grande número de cadastrados, sendo que o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais foram os primeiros a receber os equipamentos.
Aqueles que não forem selecionados poderão ser sorteados em uma próxima etapa do projeto, pois haverá renovação anual de 25% da base voluntária.
Para participar
O primeiro passo para participar do projeto é se inscrever no site www.brasilbandalarga.com.br. Depois é preciso fazer o teste de velocidade da conexão, conforme as orientações encaminhadas, por e-mail, pela EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade). Os usuários que cumprirem essa etapa e aceitarem os termos e condições do projeto participam de sorteio para a escolha dos voluntários que receberão o aparelho. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas que tenham contrato de prestação e serviço de banda larga fixa em seu nome.
A Anatel lembra que os consumidores não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e também não serão remunerados, além de não ser necessário conhecimentos avançados de informática. O equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário