terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cuidados no uso de desinfestantes

A 28ª edição do boletim Consumo e Saúde, publicada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destaca os cuidados que os consumidores devem tomar quanto ao uso de desinfestantes – produtos químicos com compostos destinados ao combate de insetos, ratos e outras pragas.
De acordo com o boletim, por conter substancias tóxicas, os desinfestantes têm orientações específicas de uso e armazenamento para o eficaz controle de pragas incômodas e nocivas à saúde humana. Além disso, esses produtos devem ser registrados na Anvisa e ter no rótulo informações como categoria de uso, descrição da eficácia, modo de usar e precauções.
A publicação alerta ainda que os desinfestantes devem ser armazenados em embalagens quimicamente compatíveis com o produto e de difícil ruptura. Os recipientes vazios devem ser inutilizados, pois mantêm resíduos após a utilização.
Em caso de acidentes, o consumidor deve seguir as orientações de socorro que constam no rótulo e levar o produto ao médico, para que possa ser orientado no atendimento.
As denúncias de produtos com suspeitas de irregularidades devem ser feitas diretamente à Vigilância Sanitária ou enviadas para o e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br. Outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento da Anvisa (0800 642 9782), no Disque Saúde (0800 61 1997) e no Disque-Intoxicação (0800 722 6001), além do site www.anvisa.gov.br.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário