terça-feira, 9 de outubro de 2012

Medicamentos podem demorar até dois anos para chegar ao mercado, segundo Interfarma

A Interfarma acompanhou os prazos de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para liberação de novos medicamentos ao mercado durante um ano, de agosto de 2011 a agosto de 2012, tendo como base os dados disponíveis no sistema Datavisa.
O estudo mostrou que para medicamentos novos, que ainda não possuem genéricos ou similares, o tempo de liberação aumentou durante o período analisado, passando de sete meses para um ano e quatro meses.
Medicamentos biológicos, que podem ajudar no tratamento de doenças complexas, como câncer e artrite reumatoide, a liberação pode demorar mais de um ano. Os fármacos similares ou genéricos são os recordistas em tempo de espera: podem demorar até dois anos para chegar ao mercado.
De acordo com o estudo, o prazo de aprovação para novos medicamentos pela Anvisa é historicamente longo e tem sido progressivamente estendido, o que prejudica milhões de pessoas.
Fatores como a expansão do mercado brasileiro e a maior demanda por medicamentos ao mesmo tempo em que a Anvisa trabalha com insuficiência de pessoal, contribuem para essa situação. Contudo, a burocracia é o que mais dificulta o processo de liberação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário