quarta-feira, 1 de abril de 2015

Os cuidados a serem observados nas compras on-line


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Informações sobre o produto e modalidade de compra devem ser apresentadas de forma clara.

Na hora de comprar na loja virtual, é preciso estar atento a alguns pontos para não ter dor de cabeça depois. O presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Direitos da Cidadania (Apadic), Antonio Mallet, aponta quais são eles:
Prazo de entrega — O prazo de entrega da mercadoria é acordado no ato da contratação. O cliente deve verificar se este o atende antes de fechar a compra.
Ofertas feitas pelo vendedor — O que for ofertado pela empresa — prazo, condição de pagamento, valor da mercadoria, valor do frete — deve ser cumprido. Leia com atenção as condições do contrato e guarde uma cópia para qualquer eventualidade.
Etapas da compra — Salve ou imprima as etapas da compra. Quanto mais elementos tiver salvo, mais proteção em caso de um problema futuro.
Informações sobre o produto e modalidade de compra — Máxima atenção ao que o fornecedor está informando. Quanto vai pagar, como vai pagar, características do produto, informações como voltagem e, no caso de móveis, se a empresa se compromete com a montagem. Todos os dados devem ser apresentados de forma clara e precisa para que não reste dúvidas. As exceções devem estar bem destacadas e não em letras miúdas, como é a prática em muitas empresas, o que fere o Código de Defesa do Consumidor.
Dúvidas — Se não entendeu algum item, não finalize a compra. Na dúvida, não compre. Tente um contato com a empresa, mande um e-mail, para buscar mais informações e esclarecer suas dúvidas, para uma compra segura.
Montagem — É um item que sempre gera reclamações. Antes de finalizar a compra, verifique se a empresa prevê a montagem do produto e o prazo estipulado. Se no contrato a empresa não se comprometeu a montar, o consumidor não pode obrigá-la a fazê-lo.
Cancelamento da compra — Toda compra on-line pode ser cancelada no prazo de sete dias, sem custo. Este prazo passa a valer a partir do momento que a pessoa recebeu o produto. Segundo Mallet, muita gente desconhece esta cláusula. Se o produto não era o que queria, ou seja, por qual for o motivo da insatistação, entre em contato com a empresa e veja as condições para fazer a devolução. Só não pode usá-lo. A empresa tem que devolver todo o valor gasto pelo cliente, incluindo o frete. A partir do momento que o cancelamento foi feito, o estorno do valor gasto tem que ser imediato.
Defeito — Recebeu a mercadoria com defeito, entre em contato imediatamente para que a empresa recolha o produto.
Fonte: O Globo

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