O Governo do Estado de São Paulo decidiu desde o dia 11, que as operadoras de telefonia não poderão mais cortar o acesso à internet móvel dos clientes ao final da franquia, em casos que o cliente tenha contratado serviços ilimitados de acesso à rede, as informações são do G1. Mas para aqueles que não moram neste estado, ou nos outros onde o corte também foi proibido, que tal ter um controle maior sobre a utilização dos dados contratados?
Você sabe com que gasta ou em quais app 'gasta' mais internet? Sabia que você pode tomar algumas medidas para evitar gastos desnecessários dessa cota, e assim manter seu plano ativo por mais tempo? Veja nossas dicas:
1 – Vídeos e músicas consomem muito
Sempre que for assistir algum vídeo no YouTube, Facebook, Netflix ou outro serviço que precise utilizar o plano de dados, tenha preferência por aguardar uma conexão Wi-Fi. O mesmo é indicado para músicas nos serviços de streaming como Spotify e Rdio. Pode não parecer, mas o carregamento de cada vídeo ou áudio absorve muito mais dados do seu pacote do que abrir uma foto na rede social, por exemplo.
O ideal é copiar as músicas para um cartão de memória ou armazená-las no próprio aparelho.É importante o usuário também ficar atento para os vídeos que envia ou recebe pelo WhatsApp, Facebook, Vimeo e mais, que também drenam sua cota de Internet.
2 – Mapas offline
Abrir a navegação ou ficar pesquisando por mapas tem sua cota nos gastos do plano de dados do celular. Cada mapa aberto normalmente é resultado de um download e carregamento dessa imagem, e essa conexão é descontada do limite do plano. Então, uma forma de reduzir esse gasto é utilizar uma conexão Wi-Fi para baixar todos os mapas necessários antes do passeio ou viagem.
No iPhone, basta que você clique em ‘ajustes’, ‘privacidade’, e desative a opção ‘serviços de localização’.
3 – Baixar ou atualizar aplicativos, só pelo Wi-Fi
Alguns aplicativos podem ser bem pesados, principalmente os de jogos com gráficos mais avançados. Dessa forma, uma boa maneira de economizar sua Internet do plano é aguardar uma conexão Wi-Fi para fazer esse tipo de download. Assim, além de ser mais rápido, será menos uma preocupação sobre seus dados.
4 – A escolha do seu navegador é importante
Atualmente os usuários resolvem quase tudo pelo smartphone, acessando pelo navegador. Uma forma de otimizar esse uso, e poupar o plano de dados, é escolher por um browser mais eficaz. O Google Chrome oferece uma função para economia de dados, que pode ser ativada nas configurações e compacta as páginas antes de baixar o conteúdo. O Opera Mini também vem equipado com uma função de economia e controle de dados.
5 – Atenção aos e-mails
Ficar baixando milhares de arquivos recebidas por e-mail também podem estourar seu plano de dados antes do tempo. O ideal é esperar para salvar quando estiver em uma conexão Wi-Fi, e se for urgente usar a pré-visualização do documento pelo app de e-mail, ao invés de fazer o download. O mesmo vale para enviar fotos, vídeos, músicas e mais arquivos pesados para seus amigos pelo plano de dados.
6- Desligar a internet é preciso
Sempre que você não estiver usando a conexão, desative o seu 3G. Mesmo em espera, os aplicativos do celular ou tablet ficarão sincronizados com redes sociais, e-mails, entre outros. Com isso você utilizará menos o seu plano de dados. Para desabilitar a internet no sistema Android, basta segurar o botão que desliga o aparelho e selecionar a opção referente à internet.
Se o seu aparelho for um iPhone, basta que você vá em ‘ajustes’, ‘celular’ e então desative a opção ‘ativar 3G’.
Que tal utilizar-se das dicas enquanto o governo não toma uma decisão conclusiva perante o corte? Assim pelo menos você não fica sem internet ou a garante por mais tempo!
Fonte: Reclame Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário