quinta-feira, 14 de maio de 2015

Sites e aplicativos que ajudam o consumidor antes e pós-compras on-line


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    Facilidades da internet

    Acessar a internet de qualquer lugar, via computador, tablet ou smartphones, facilitou inúmeras atividades do dia a dia, inclusive fazer compras. Mas os consumidores precisam estar atentos para não cair em armadilhas e acessar sites fraudulentos. O Portal do reuniu alguns aplicativos e sites que podem ajudar a tomar decisões na hora das compras e, em casos de problemas, apoiar no pós-compra.

  • Procons
    Nem todos os Procons fazem atendimento on-line, mas alguns oferecem a possibilidade de o consumidor fazer uma reclamação via internet e/ou telefone, além de oferecer um aplicativo que possibilita o consumidor obter informações sobre seus direitos e deveres em tempo real, acessar o mural de reclamações e outros serviços. Atualmente, os Procon CariocaMeu Procon-RJ e Procon Cuiabá dispõem de aplicativos. Além disso, no site do Procon-SP, por exemplo, há uma lista de sites que devem ser evitados, atualizada periodicamente.

  • Código de Defesa do Consumidor
    aplicativo do CDC é um excelente instrumento para quando estiver em uma loja comprando algum produto ou serviço e tiver dúvida sobre seu direito ou dever. Por meio de um mecanismo de busca por palavra-chave, você poderá, de qualquer lugar, encontrar a parte da lei referente ao problema que precisa resolver. Disponível para Android, IOS, e Windows Phone.

  • Consumidor.gov
    Consumidor.gov.br é um novo serviço público para solução de conflitos de consumo por meio da internet desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, do Ministério da Justiça, e monitorado conjuntamente pelos Procons e demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. O site permite a interlocução direta entre consumidores e empresas.

  • Me atende
    O app Me Atende tem por objetivo facilitar o relacionamento entre consumidores e empresas. O aplicativo gratuito, permite que o cliente solicite o contato da companhia com a qual precisa falar e receba o retorno dela sem precisar passar por filas de espera e arcar com qualquer custo de ligação telefônica. Compatível com os sistemas operacionais iOS e Android.

  • Moda Livre
    O aplicativo Moda Livre informa as medidas que as principais marcas varejistas de roupas e empresas já flagradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego vêm tomando para evitar que as peças vendidas em suas lojas sejam produzidas por mão de obra escrava. Todas as companhias foram convidadas a responder um questionário e, com base nas respostas, receberam uma pontuação que as classifica em três categorias de cores – verde, amarelo e vermelho –, de acordo com sua conduta. Aquelas que não responderam foram automaticamente incluídas na categoria vermelha. O aplicativo não recomenda que o consumidor compre ou deixe de comprar roupas de determinada marca. Apenas fornece informações para que faça
              Fonte: O Globo

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