quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Computadores novos, velhos problemas na assistência técnica

A mestre em Ciências Cláudia Abreu pode ter os dados de sua tese de doutorado perdidos, e teme ter sofrido violação de seus dados pessoais e do Imposto de Renda. O ator e produtor teatral Jorge Caetano Rocha por pouco não perdeu o prazo de concorrer a um edital de uma produção teatral. Isso porque seus computadores, ambos novinhos em folha, usados como instrumento de trabalho, deram pane e não receberam a assistência técnica devida. A demora no conserto e a falta de suporte técnico já apresentam reflexos até no Judiciário. Segundo especialistas, as fabricantes de computadores têm desrespeitado o prazo de 30 dias para solucionar defeitos, estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)
— Estamos discutindo a criação de um decreto com uma lista de produtos essenciais para os quais haveria troca imediata nos quais os itens de informática estariam incluídos, e as empresas não conseguem cumprir sequer os 30 dias de lei criada há 25 anos. É inadmissível — diz Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
DIFERENÇA DE TRATAMENTO AQUI E LÁ FORA
Outro problema apontado é a expectativa de vida útil do produto. Dois meses após o fim da garantia, um computador da Apple comprado por R$ 6 mil pela advogada Adriana Loriato para seu filho começou a apresentar problemas no monitor. Para agendar a assistência técnica, ela conta que precisou entrar madrugada adentro no site. O resultado do atendimento deixou a desejar:
— Disseram que podia ser sujeira, levaram o equipamento, limparam e mandaram de volta para casa para testar. Como o problema continua e eles não dão diagnóstico, a orientação é trocar a tela, com custo de R$ 1.400. Para mim, isso parece obsolescência programada. Não se consegue falar com a Apple. É preciso mudar esta postura de falta de informação.
Segundo o juiz Flávio Citro, coordenador do Programa de Solução Alternativa de Conflitos do Tribunal de Justiça do Rio, a Apple, assim como outras empresas, pratica políticas diferentes de pós-venda no Brasil e no exterior.
— Não tem comparação o tratamento dado. E tudo isso é levado em consideração pelo juiz ao avaliar um processo: a conduta e a postura da empresa e o resultado final para o consumidor. A questão é que esse não é um problema que se resolva individualmente. É preciso uma mudança de postura das companhias e essa é uma demanda coletiva — avalia o juiz, citando uma ação em que um cliente da Apple demorou um ano para receber um computador que funcionasse.
A Apple diz não falar sobre casos particulares, mas informa que já está em contato com Adriana. A empresa também não comenta ações judiciais.
De acordo com a promotora Christiane Cavassa Freire, coordenadora do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor, o órgão tem atuado em vários casos onde há prejuízos causados pelas dificuldades em obter assistência técnica de produtos eletrônicos e de informática ou pelo desrespeito do prazo de conserto.
— A assistência técnica deve ser oferecida de forma facilitada, atendendo todas as localidades em que os produtos são comercializados e respeitando o prazo de 30 dias para o conserto. A listagem das vitórias já obtidas pelo MPRJ está disponível no site Consumidor Vencedor (bit.ly/1YAdxg0). Para denunciar casos de desrespeito, basta utilizar o botão “teve o mesmo problema com outra empresa?”, disponível em cada uma das fichas de vitória do site ou pelo telefone 127 — orienta Christiane.
Por três dias, Jorge Caetano não teve direito a trocar seu computador Dell por um novo. É que o defeito só apareceu no décimo dia de uso, e até uma semana a empresa teria trocado o equipamento sem problemas. Desde então, lá se vão quatro meses tentando resolver a situação. No entanto, o ator e produtor cultural queixa-se, que, até agora, a assistência técnica recebida se resumiu a atendimentos telefônicos.
— Primeiro, alegaram que era problema de software e a empresa não manda técnico, a não ser que seja questão de hardware. Mas o software veio instalado na máquina, querem que eu discuta com a Microsoft? Depois queriam trocar peças, mas meu computador é novo. Estou pasmo com a falta de respeito e de interesse em resolver o problema — queixa-se o ator.
A Dell informa que o cliente, que já pensava em engrossar a fila da Justiça, será contatado até o fim do dia para resolução definitiva do caso.
Segundo os especialistas, há nesse rol inclusive casos de propaganda enganosa. Como o da professora Cláudia Abreu que só comprou o computador da Lenovo após receber do vendedor a garantia de que, em caso de necessidade, um técnico iria à sua residência — como pregavam propagandas da empresa com o slogan “Lenovo em casa”. No entanto, a empresa não tem, sequer, assistência técnica no Rio e a consumidora foi obrigada a embalar o computador por conta própria e enviá-lo a São Paulo.
— Ganhei o computador de presente de aniversário, em 21 de junho. E escolhi o que havia de melhor: um All-in-One da Lenovo, touchscreen e 3D. No dia 17 de agosto, como ele não ligava, busquei ajuda de um técnico. Para minha surpresa, fui informada que deveria enviá-lo a São Paulo — conta a professora.
TEMOR DE EXTRAVIO E BRIGA NA JUSTIÇA
Além de ter ficado sem o equipamento, toda a confusão a obrigou a trocar todas as senhas referentes a seus logins em bancos, lojas, sistemas de pagamento on-line e lhe rendeu uma distensão por transportar um volume de quilos. Acostumada a entrar em contato com empresas para resolver problemas de relação de consumo, Cláudia decidiu desta vez acionar a Justiça.
— Até hoje não recebi uma ligação para falar da devolução do computador. Desisti do equipamento, quero meu dinheiro, o HD intacto e indenização por perdas e danos.
Carlos Thadeu, do Idec, lembra que propaganda enganosa é crime:
— Num caso como esse, o juiz pode inclusive prender um representante da empresa. É preciso mais força do Estado para fazer cumprir a lei.
A Lenovo disse ter entrado em contato com a cliente e acordado a restituição do valor pago pelo equipamento em 20 dias úteis, contados a partir do envio da documentação solicitada. Cláudia, porém, afirma não ter nenhum interesse em acordo. A maior preocupação dela é o paradeiro do HD e dos dados contidos nele. Ela teme que o equipamento tenha sido extraviado, apesar de ter rastreado o produto pelo site dos Correios até sua retirada em São Paulo.
Fonte: O Globo

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