As
ofertas de carros 0km financiados com a chamada “taxa zero de juros”
escondem custos que podem chegar a R$ 1.300, em relação aos preços à
vista. É o que mostra um levantamento feito pelo EXTRA nos sites de
quatro fabricantes que oferecem essa promoção — Volkswagen, Fiat,
Renault e Ford (confira ao lado) — e que têm anunciado a ampliação do
prazo de financiamento para até 60 meses.
Apesar de não terem juros mensais, os preços finais nessas promoções são maiores do que os valores pagos à vista, devido às cobranças de tarifas e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Segundo Miguel de Oliveira, diretor executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), na prática, não existe “taxa zero”, não somente pelos custos do financiamento, mas também pela ausência de descontos.
— A empresa anuncia assim: “O carro custa R$ 30 mil. Você dá R$ 20 mil de entrada, mais dez parcelas de mil reais”. Se somar, não tem juros. Mas, se o cliente diz que quer levar o veículo à vista, o vendedor responde que o valor, neste caso, é de R$ 28 mil. Então, o que passa disso (a diferença) seriam os juros — disse Oliveira, acrescentando, porém, que a oferta ainda é melhor do que o financiamento com juros (média de 2,14% ao mês).
Procuradas, a Volkswagen e a Fiat informaram que as diferenças de valores referem-se a IOF, taxa de abertura de crédito e, em algumas cidades, taxa de registro de contrato no Detran. A Renault afirmou, em nota, que o preço maior em relação ao valor à vista se deve a “IOF, tarifa de cadastro e despesas com registro de contrato”. A Ford declarou que a diferença se refere à Tarifa de Abertura de Crédito (TAC), à taxa do Sircof (Sistema de Registro de Contrato de Operações Financeiras) e ao IOF.
Apesar de não terem juros mensais, os preços finais nessas promoções são maiores do que os valores pagos à vista, devido às cobranças de tarifas e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Segundo Miguel de Oliveira, diretor executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), na prática, não existe “taxa zero”, não somente pelos custos do financiamento, mas também pela ausência de descontos.
— A empresa anuncia assim: “O carro custa R$ 30 mil. Você dá R$ 20 mil de entrada, mais dez parcelas de mil reais”. Se somar, não tem juros. Mas, se o cliente diz que quer levar o veículo à vista, o vendedor responde que o valor, neste caso, é de R$ 28 mil. Então, o que passa disso (a diferença) seriam os juros — disse Oliveira, acrescentando, porém, que a oferta ainda é melhor do que o financiamento com juros (média de 2,14% ao mês).
Procuradas, a Volkswagen e a Fiat informaram que as diferenças de valores referem-se a IOF, taxa de abertura de crédito e, em algumas cidades, taxa de registro de contrato no Detran. A Renault afirmou, em nota, que o preço maior em relação ao valor à vista se deve a “IOF, tarifa de cadastro e despesas com registro de contrato”. A Ford declarou que a diferença se refere à Tarifa de Abertura de Crédito (TAC), à taxa do Sircof (Sistema de Registro de Contrato de Operações Financeiras) e ao IOF.
Fonte: Extra
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