quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Especialista dá dicas para evitar curto-circuitos e sobrecarga na rede elétrica

Especialista comenta os riscos de sobrecarregar adaptadores (Foto: Reprodução/EPTV)
Medidas vão de disjuntores específicos à busca por uma assistência técnica. Segundo engenheiro de São Carlos, cuidados diminuem riscos de incêndio.
As altas temperaturas elevaram o uso de ventiladores e equipamentos de ar condicionado em São Carlos (SP), mas nem sempre os moradores tomam os devidos cuidados para evitar problemas na rede elétrica. As medidas vão de disjuntores específicos à busca por uma assistência técnica e, segundo o eletricista Celso Flávio Palermo Filho, podem ajudar a evitar incêndios.
Na hora de instalar equipamentos como ar condicionado, chuveiros mais fortes ou motor para piscinas, por exemplo, é importante chamar um técnico para que ele realize uma avaliação da rede elétrica da casa. O imóvel pode não estar preparado e a análise ajuda a evitar sobrecargas.
(...) é interessante observar
no próprio aparelho qual
é a capacidade máxima
que ele pode suportar"
Celso Filho, engenheiro eletricista
Adaptadores repletos de equipamentos também merecem atenção. “Embora muito usual, não é recomendado porque, dependendo do consumo do conjunto de equipamentos conectados, pode causar uma sobrecarga e um aquecimento na instalação elétrica”, explicou o engenheiro.
Mesmo no caso dos adaptadores mais sofisticados, em formato de régua, é preciso tomar certos cuidados.
“No caso desses filtros e estabilizadores, é interessante observar no próprio aparelho qual é a capacidade máxima que ele pode suportar e respeitar esse limite”, afirmou.
O especialista também enfatizou o perigo de fios descascados. “O potencial de acontecer um acidente é muito grande. Pode ocasionar um choque elétrico quando for ligar isso na tomada e até mesmo um curto-circuito, pode chegar a machucar a pessoa”, alertou Palermo. “Chegando num ponto em que você não tem mais a tomada, é aconselhável trocar o equipamento ou então procurar a assistência técnica e trocar o cabo do equipamento”.
Até nas trocas de lâmpadas os moradores precisam tomar medidas de segurança, de acordo com Palermo.
“É sempre recomendado, quando for fazer a substituição da lâmpada, desligar o disjuntor no quadro geral para evitar, na hora em que você for entrar em contato, manusear a lâmpada, tocar no bocal e tomar um choque elétrico”, orientou o especialista, que enfatizou ainda a importância de manutenções periódicas e preventivas.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário