terça-feira, 15 de setembro de 2015

Poupança poderá ter primeira perda real desde 2002


Image result for Poupança poderá ter primeira perda real desde 2002A crise vai afetar até quem tem um dinheirinho guardado na poupança. Neste ano, os rendimentos não devem ultrapassar a inflação acelerada do ano e registrar perda real. Enquanto a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 9,29% neste ano, a poupança deverá ter um retorno de 8,06%, o que significa uma perda real de 1,14%, de acordo com os cálculos da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), publicados pelo jornal “Estado de S. Paulo”.
De acordo com José Ronaldo Souza Junior, professor do Ibmec, a perda em reais será de até R$ 184,50, como pode ser conferido abaixo.


Caso as estimativas se concretizem, esta será a primeira perda real da caderneta desde 2002. Na ocasião, a diferença ficou em menos 3,27%. De janeiro a agosto deste ano, a poupança perdeu para a inflação em seis meses. No acumulado do ano, a perda real foi de 1,69% até agosto. A diferença entre retiradas e depósitos na poupança atingiu R$ 48,5 bilhões em 2015, o maior em 20 anos. Apenas no aniversário do depósito mensal a caderneta tem retorno.
Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário