terça-feira, 15 de setembro de 2015

Dicas para prevenir fraudes de identidade

  • Cuidado com redes wi-fi
    Fraudadores podem roubar sua senha se a rede não for segura Foto: ERIN LUBIN / BLOOMBERG NEWS
    Dados do Serasa Experian mostram que o mês de julho de 2015 registrou 174.137 tentativas de fraude de identidade. Para evitar entrar na estatística das vítimas, só acesse sites que exigem login e senha em redes wi-fi confiáveis.

  • Feche aplicativos de compras e bancos
    Compras feitas por aplicativos podem deixá-lo exposto se seu celular for perdido ou roubado Foto: Kiyoshi Ota / Bloomberg

    O Brasil registra uma tentativa de fraude de identidade a cada 15,4 segundos. Portanto, lembre-se de efetuar o logout ao terminar de usar um site de compras. Para aplicativos de bancos, a dica é ainda mais importante.

  • Mantenha o bluetooth desligado
    O headset é muito útil, mas pode deixar o celular vulnerável Foto: FreeImages

    As ondas de rádio do bluetooth podem ser hackeadas, permitindo que fraudadores acessem dados que estão no seu celular. Portanto, depois de usar o fone sem fio ou se conectar ao rádio do carro, não se esqueça de desativar o recurso.

  • Mude sua senha periodicamente
    Fraudadores podem roubar sua senha se a rede não for segura Foto: FreeImages

    Julio Leandro, superintendente do Serasa Consumidor, avisa que fraudadores migraram do mundo real para o virtual, e possuem um arsenal tecnológico ao seu dispor. Então, dificulte a vida deles trocando suas senhas frequentemente.

  • Utilize as configurações de privacidade do Facebook
    As configurações de privacidade são um recurso importante para se proteger online Foto: David Paul Morris / Bloomberg

    Utilize o recurso de Análise da Linha do Tempo na rede Facebook para controlar as publicações em que você é marcado. Assim, você evita que seus amigos, sem querer, exponham informações que você não quer divulgar.

  • Não use mídias sociais como um diário
    Fotos de restaurantes chiques podem chamar atenção para o seu perfil Foto: FreeImages

    "Quanto mais dados os fraudadores tiverem, melhor o perfil que eles podem compor", adverte Júlio Leandro. Portanto, não exponha sua rotina na internet. Isso é um prato cheio para os larápios!

  • Atenção aos perfis desconhecidos
    Tinder: aplicativo de namoro "xinga muito no Twitter" Foto: Divulgação

    Para muita gente, o número de amigos e seguidores nas redes sociais é um sinal de status. Mas cuidado! Quando você aceita a amizade de alguém, passa a compartilhar seus dados com essa pessoa. E o perfil pode ser falso.

  • Ativismo online
    Fraudadores podem se fazer passar por ONGs reais. Foto: ADAM BERRY / BLOOMBERG NEWS

    Campanhas, petições e abaixo assinados com causas nobres podem ser usados como armadilha para capturar seus dados, como o CPF. Antes de assinar, certifique-se da veracidade e procedência e preste atenção ao endereço no browser.

  • Não se esqueça do RO
    O Registro de Ocorrência (RO) ajuda a evitar futuras dores de cabeça Foto: Divulgação

    Se seu documento for perdido, roubado ou extraviado, não se esqueça de fazer o Registro de Ocorrência em uma delegacia. Assim, você terá como se proteger se tentarem usá-lo em uma fraude.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário