terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sucesso nas compras: Escolher o peixe fresco ou congelado?


Image result for Sucesso nas compras: Escolher o peixe fresco ou congelado?
Especialista explica qual a importância de adquirir um peixe bem conservado e como identificar o produto de qualidade 

Congelados, frescos, secos ou enlatados, cada vez mais o consumidor está em busca de praticidade na hora de escolher os produtos que farão parte da sua alimentação diária. A preocupação de uma alimentação mais saudável, alinhada à praticidade e economia de tempo, faz crescer a necessidade de esclarecimento dos fabricantes e varejistas junto aos consumidores.
Saber escolher os alimentos e conservá-los até a hora de seu consumo faz toda a diferença para garantir uma alimentação saudável e segura. Será que todos nós sabemos fazer isto?
O especialista Mario Quintarelli explica para a leitora Maria Antonia qual a importância de adquirir um peixe bem conservado e como identificar o produto de qualidade no mercado.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA
Tenho muita desconfiança em comprar peixe congelado. Prefiro comprar peixe fresco para minha família, acho mais saudável. Porém uma amiga me disse que peixe congelado é mais “seguro” e melhor para consumo. O que você me diz?
Maria Antonia, Osvaldo Cruz
Muitas se perguntam se a qualidade do congelado é igual a do peixe fresco. Posso lhes garantir que sim. Em alguns casos , adquirir o congelado é melhor do que comprar determinados “peixes frescos.”
Tudo vai depender de quando este peixe foi pescado e armazenado deste então. Se este teve manipulação adequada e está corretamente exposto, podemos considerar fresco e seguro para consumo. Muitos pescados ditos “frescos” estão sendo expostos para a venda nas lojas há mais de uma semana.
Todo este processo vale também para o pescado congelado. Se ele for congelado imediatamente após o abate ou pesca, armazenado em temperatura a -25ºC e exposto também em freezers entre -10 e -18º C, está garantida a qualidade nutricional.
Não podemos garantir que a qualidade de todo o pescado fresco ou congelado disponível nos supermercados e peixarias do Rio seja a ideal, mas temos como verificar e acompanhar para que a sua escolha seja correta .
Para o pescado fresco, guelras úmidas e de coloração entre rosada e vermelho vivo, pele e carne firme, úmida e sem manchas, olhos brilhantes e salientes e um odor leve de mar. Fuja dos filés ou pescados já limpos e sem cabeça. Muitos foram manipulados pois já estavam “velhos” de exposição.
Não compre peixe congelado que está degelado no ponto de venda. Evite também aqueles que estão com cristais de gelo, isto demonstra que ele foi descongelado e congelado novamente. Veja se ele está “glaceado” (com uma película de gelo lisa em toda a sua volta) e dê preferência por aqueles que foram congelados pela forma IQF, que é um tipo de congelamento rápido individual e que facilita a você utilizar os filés, as postas ou os peixes inteiros de forma individual.
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário