quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Dívidas deixam 48% dos consumidores inadimplentes com vergonha, diz pesquisa

Dívidas alteram humor e comportamento de inadimplentes, mostra pesquisa
As dívidas trazem reflexos muito maiores do que o “nome sujo” ou a dificuldade para conseguir crédito. De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojista (CNDL), há vários reflexos psicológicos nos consumidores que passam por problemas financeiros.
Aproximadamente 48% dos inadimplentes entrevistados afirmam sentir vergonha por terem dívidas. A infelicidade foi citada por 46% dos consumidores, enquanto a insegurança e o medo de não conseguirem quitar as pendências foram lembrados por 44%. Nervosismo, irritação e desespero também estão entre os sentimentos negativos experimentados por 44% das pessoas.
Segundo o levantamento, 43% dos inadimplentes estão com autoestima afetada. Quanto maior o valor da dívida, maior também o nível de preocupação do inadimplente: 67% dos que devem R$ 5. mil ou mais têm nível de preocupação alto ou muito alto.
Além disso, 53% dos entrevistados citaram alterações de apetite, seja aumento ou perda, e 39%, insônia. Por fim, 31% têm medo de atender o telefone.
Confira outros comportamentos relatados:

Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário