quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Brasil tem uma tentativa de fraude a cada 16 segundos, revela Serasa

Mesmo com queda no registro de tentativa de fraude, economistas dizem que patamar é alto.

O Brasil registrou 167.395 tentativas de fraude no mês de agosto. O número representa uma tentativa de fraude a cada 16 segundos no País, de acordo com a Serasa Experian. Conhecidas como roubo de identidade, as tentativas de fraude são o uso de dados pessoais por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.
Em relação a julho de 2015, quando o indicador apontou 174.137 tentativas de fraude, houve queda de 3,9%. Em relação a agosto de 2014, houve queda de 4,8%. No acumulado do ano de 2015 foram registradas 1.320.806 tentativas de fraude, ligeira queda de 0,7% na comparação com o mesmo período de 2014, quando o número era de 1.330.418.
De acordo com economistas da Serasa Experian, apesar do recuo, a quantidade de tentativas de fraude se mantém num patamar alto, uma vez que a queda está relacionada com a retração da economia neste ano de 2015, que vem desestimulando as pessoas a realizarem mais e novos negócios, diminuindo a quantidade de eventos e de alvos potenciais à atuação dos fraudadores.
Enquanto o recuo das tentativas de fraude foi de 0,7%, a atividade econômica (segundo indicador PIB Mensal da Serasa Experian) acumula retração de 2,2% até julho.
A popularização da internet é um dos fatores que contribui para as tentativas de fraudes. O cadastramento em sites de e-commerce não idôneos, promoções falsas que exigem informações pessoais do usuário, além da solicitação de adesões para campanhas teoricamente sérias ou com apelo forte nas redes sociais são a porta de entrada para o fraudador conseguir os dados de suas próximas vítimas.
Telefonia
Em agosto deste ano, telefonia respondeu por 67.804 registros, totalizando 40,5% do total de tentativas de fraude realizadas, aumento em relação aos 35,3% registrados pelo setor no mesmo mês de 2014.
Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 50.880 registros, equivalente a 30,4% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por 33,1% das ocorrências.
O setor bancário foi o terceiro do ranking em agosto/15, com 33.903 tentativas, 20,3% do total. No mesmo mês de 2014, o setor respondeu por 21,9% dos casos.
O segmento varejo teve 12.622 tentativas de fraude, registrando 7,5% das investidas contra o consumidor em maio de 2015, ligeira queda em relação ao percentual observado em agosto de 2014 (7,9%). O ranking de tentativas de fraude de maio de 2015 é composto ainda por demais segmentos (1,3%).
Fonte: R7

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