Qualquer denúncia sobre irregularidades no mercado de combustíveis pode ser feita para o Centro de Relações com o Consumidor (CRC) da ANP
Qualquer denúncia sobre irregularidades no mercado de combustíveis pode ser feita para o Centro de Relações com o Consumidor (CRC) da ANP, pelo telefone 0800 970 0267 ou pela página www.anp.gov.br/faleconosco.
COMBUSTÍVEIS TÊM PREÇOS LIVRES DESDE 2002 - A Lei do Petróleo não prevê qualquer tipo de tabelamento, valores máximos ou mínimos, nem autorização prévia da ANP para reajustes. Pesquise antes de entrar no posto para abastecer.
PREÇOS DEVEM SER IGUAIS NO PAINEL E NA BOMBA - Preste atenção se o posto exibe os preços dos combustíveis bem visíveis num painel logo na entrada, durante o dia e à noite. O preço de um combustível no painel deve ser igual ao cobrado na bomba.
CONFIRA A ORIGEM DO COMBUSTÍVEL -. O posto deve informar claramente de onde vêm seus produtos. Os postos sem distribuidora exclusiva (bandeira branca) têm que informar, em cada bomba abastecedora, qual foi a distribuidora que forneceu o combustível.
VEJA SE É COMUM OU ADITIVADO. Toda bomba abastecedora tem que deixar claro, se o combustível fornecido ali é comum ou aditivado.
VENDA CASADA – O posto não pode vender combustível com a condição de que o cliente compre outro combustível, outro produto ou serviço. Limitar a quantidade de combustível que vai vender a cada cliente. E também não pode reter estoques de combustíveis.
BOMBA TEM QUE TER SELO DO INMETRO - Se você desconf iar de diferença entre a quantidade de combustível que você pagou e a que realmente foi posta no seu tanque, peça ao posto para testar a bomba na sua frente. É o chamado teste de vazão, que o posto não pode se negar a fazer. No teste, o representante do posto deve utilizar medida-padrão de 20 litros certif icada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). A diferença máxima permitida é de 100 ml para mais ou para menos. Se for maior, entre em contato com a ANP.
EXIJA SEMPRE A NOTA FISCAL - E não deixe de guardá-la. Ela é a prova de que você comprou naquele posto e só ela identifica o que você comprou.
PEÇA O TESTE DA PROVETA - Se o consumidor suspeitar da qualidade de uma gasolina, pode e deve pedir no posto que realizem na hora o “teste da proveta”, que mede a porcentagem de etanol misturado à gasolina..
DE OLHO NO ETANOL HIDRATADO - Verifique se o etanol hidratado está límpido, isento de impurezas e sem coloração alaranjada. A cor alaranjada pode ser sinal de irregularidade. Confira também se é o etanol adequado para motores: seu teor alcoólico deve estar entre 95,1% e 96,6% em volume (92,5 % e 93,8 % em massa). Ou entre 97,1 % e 98,6 % em volume (95,5 % e 97,7 % em massa), no caso do produto “premium”.
SUSPEITANDO DE IRREGULARIDADE -. Informe o ocorrido à ANP, pela internet (www.anp.gov. br/faleconosco) ou pelo telefone 0800 970 0267 (ligação gratuita). Para registrar sua queixa, a ANP precisa do maior número de informações possível sobre o posto – como CNPJ, razão social, endereço e distribuidora. Para isso, é importante ter a nota fiscal.
Fonte: Tribuna da Bahia
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