Aparelhos congelam e param de funcionar. Há relatos de lentidão
Versão 9.0.2 do iOS, lançada pela Apple para tentar corrigir falhas da versão anterior, também vem apresentando problemas.
Usuários de iPhone continuam tendo problemas — alguns deles graves — ao atualizar o sistema operacional (iOS) em seus aparelhos, o que já vinha acontecendo com a versão 9.0. A versão 9.0.2, lançada pela marca para tentar corrigir falhas da versão anterior, também vem apresentando problemas, desde a lentidão de alguns aplicativos até o desligamento completo dos aparelhos.
A designer de jóias Tatiana Bravo, usuária de um iPhone 4S, ficou com o aparelho travado ao atualizar o sistema operacional no aparelho.
— Logo que a Apple lançou o iOS 9.0.2, comecei a receber alertas que o aparelho não tinha memória. Não conseguia nem fotografar. Apaguei o que pude e liberei mais de 1GB da memória. Assim que comecei a instalar o iOS 9.0.2, a tela ficou branca e a maçã preta, e não respondia a nenhum comando.
Tatiana levou o aparelho à assitência técnica autorizada, no Largo do Machado, onde o problema foi resolvido em uma hora e o iPhone reinicializado. Para isso, no entanto, as fotos e alguns aplicativos seriam apagados, e a designer teve que dar sua autorização para o serviço ser feito. Além, claro, de desembolsar R$ 100 pelo conserto:
— Perdi todas as fotos, inclusive as de trabalho. Quando disseram que iria perder as fotos que estavam no aparelho, não sabia que perderia as da nuvem.
Mesmo sabendo de que perderia as fotos, Tatiana autorizou o serviço, pois queria o aparelho funcionando.
— Me conformo com o que perdi, inclusive na nuvem. Não questionei o que foi apagado da nuvem porque não me recordo quando foi a última vez que a utilizei. Como não tenho certeza quando foi a última vez que fiz um backup, não seria justo brigar. Errei por não ter feito backup
Para quem não quer passar por tal experiência, a designer aconselha que se faça backup, sempre, e anote o que for importante "no velho e bom bloquinho de papel", além, claro, de imprimir fotos importantes.
O engenheiro Hudson Alves percebeu há cerca de uma semana que o seu iPhone 5S estava com problemas: a bateria estava descarregando muito rapidamente, na hora de acessar alguns aplicativos, o aparelho apagava e o visor mostrava que estava descarregado, apesar de ainda restar carga na bateria. O pior: quando isto acontececia, não conseguia nem desligar o aparelho e reiniciá-lo.
— O aparelho me deixou na mão justamente quando previsava fazer ligações importantes, inclusive de trabalho. Achei que a melhor solução foi fazer um backup dos meus dados e voltar a atualizar o sistema operacional. Ao fazê-lo, na noite de quarta-feira, verifiquei que a Apple havia disponibilizado uma nova versão do iOS, a 9.1. Ontem (quinta-feira), o aparelho funcionou normalmente e não apresentou nenhum problema. A bateria durou o dia todo e consegui acessar todos os aplicativos.
Na opinião da coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, se o serviço de atualização do sistema operacional é obrigatório, e levou ao bloqueio do aparelho, a empresa é responsável, e deve ressarcir em dobro a cobrança indevida, conforme garante o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
— Deve ser feito contato com Apple para solucionar a questão e, se não tiver sucesso, cabe acionar o Juizado Especial Cível (JEC), inclusive, para pleitear perdas e danos morais, referente a fotos e aplicativos perdidos por conta da atualização do sistema operacional — afirma.
O que diz a empresa
A Apple recomenda que, antes de qualquer atualização de software, seja feito um backup de todas as informações presentes no aparelho. Antes de ir a assistência técnica, também é importante fazer o backup dos dados usando o iCloud ou o iTunes. A Apple informa que não se responsabiliza pela perda de informações durante a prestação de assistência técnica no iPhone e não oferece serviço de transferência de dados.
A empresa ressalta que o serviço agendado pela Apple leva aproximadamente dez dias úteis, a partir da data em que o iPhone é enviado para a empresa. O prazo de entrega pode variar de acordo com a localização onde reside o usuário. Se a cliente agendou o serviço através da Apple, é possível verificar o status da assistência do iPhone a qualquer hora. Mas se o serviço foi agendado através de um Centro de Serviço Autorizado Apple, o cliente pode entrar em contato direto com o centro para obter mais detalhes. O cliente pode ainda marcar um horário nas Apple Stores — VillageMall, no Rio, e Morumbi, em São Paulo —, para fazer uma avaliação de seus dispositivos e entender o que precisa ser reparado. Quanto ao custo, vai depender se o serviço a ser realizado é coberto pela garantia ou não.
Fonte: O Globo
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