quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Comércio varejista caiu 6,9% no ano


Image result for Comércio varejista caiu 6,9% no ano

O segmento de móveis e eletrodomésticos foi responsável pelo segundo maior impacto negativo sobre o índice geral

O comércio varejista do país recuou pelo sétimo mês seguido e registrou queda de 0,9% em agosto na comparação com julho, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a agosto do ano passado, a retração chega a 6,9%, acumulando queda de 3% no ano e 1,5% nos últimos doze meses. O recuo é o maior para o mês de agosto nos últimos 15 anos.
Segundo o IBGE, a retração de 4,8% em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo exerceu o principal impacto negativo sobre a taxa do varejo e foi a sétima queda consecutiva nessa comparação, acumulando perda de 2,3% no ano e de 1,7% em 12 meses.
O segmento de móveis e eletrodomésticos foi responsável pelo segundo maior impacto negativo sobre o índice geral, com recuo de 18,6% nas vendas em relação a agosto do ano passado, a nona taxa negativa nessa comparação.
A queda das vendas do comércio em agosto apresentou pressão mais intensa nos setores de veículos e motos, partes e peças (-5,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (-2,6%), material de construção (-2,3%), móveis e eletrodomésticos (-2,0%), tecidos, vestuário e calçados (-1,7%) e combustíveis e lubrificantes (-1,3%).
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário