quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O que fazer com os medicamentos vencidos?

Veja como descartar medicamentos que você não vai usar mais!

Medicamentos são essenciais para resolver problemas de saúde, mas, depois que a doença vai embora, normalmente sobra comprimido nas caixas, xaropes nos frascos ou até ampolas de injeção. Tudo isso fica guardado em nossos armários até perder a validade. O que fazer com eles então? Não há alternativa senão jogá-los fora. Mas, atenção! Os resíduos de medicamentos podem contaminar o solo e a água quando descartados no lixo ou na rede de esgoto comum. O problema é que grande parte da população não sabe disso e, o pior, não há postos de recolhimento conhecidos.
Os remédios, por conterem diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e a outras pessoas, caso descartados incorretamente. Nunca pense em despejar líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois eles podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento. No caso de comprimidos vencidos, outras pessoas podem usá-los e, como falamos na semana passada, não se pode utilizar medicamentos vencidos! Portanto, fique atento!
Um grave problema são os hormônios muito utilizados pelas mulheres, como o estrógeno, presente em anticoncepcionais e nos medicamentos de reposição hormonal pós-menopausa. Quando descartados no vaso sanitário alcançam o mar e podem provocar a feminização de peixes machos e prejudicar a reprodução e posterior sobrevivência de algumas espécies. Você já tinha pensado nisso?
Uma alternativa muito interessante é a venda fracionada da quantidade de medicamentos, ou seja, quando você for comprar medicamento, leve a quantidade exata ou que sobre o mínimo possível. Para lhe ajudar a saber a quantidade de medicamentos que você vai precisar, procure um farmacêutico! 
Agora que você já sabe que não deve jogar medicamentos no lixo nem no vaso sanitário, você vai saber como descartar da forma correta. Em algumas redes de farmácia daqui da capital e em algumas cidades como Simões Filho, Lauro de Freitas e Feira de Santana, existem as “Estações Coletoras” ECOMED, que você pode levar seus medicamentos vencidos e aqueles que não vai utilizar mais. A utilização é gratuita e nela você separa pomadas e comprimidos, líquidos e sprays, caixas e bulas. Assim, os medicamentos serão descartados da forma correta, sem riscos ao meio ambiente.
Não consuma medicamentos vencidos nem os jogue fora aí na sua casa. Faça o descarte correto!
Fonte: iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário