quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Conheça princípios do consumo consciente

  • Use o crédito conscientemente Foto: Divulgação
    O consumo consciente

    Todo consumo causa impacto, positivo ou negativo, na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos ao escolher o que e de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor. 
    Quem é o consumidor consciente?
  • O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo. 
  • Reduza, reutilize, recicle
    Sempre leve essa regrinha ao consumir qualquer produto. Ao pensar em consumir ou se desfazer de um produto, reflita, primeiro, se é necessário. Se for, ao descartar, repense se é possível consertá-lo, reutilizá-lo, reciclá-lo ou doá-lo. Em alguns casos, consertar um produto ainda vale mais a pena economicamente do que comprar um novo. 
  • Troque ao invés de comprar
    Cada vez mais frequentes, os espaços de troca estão ganhando destaque. Em tempos de economia e para fomentar um consumo responsável, feiras de trocas são bons espaços para desentulhar objetos que estão em casa e aproveitar para substituir por algo que você precisa. Se não tiver nada que queira levar para casa, doação é sempre uma boa opção.
  • Use crédito conscientemente
    Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.
  • Reflita antes de consumir
    Não se deixe manipular pela propaganda, nem pelo status que um produto promete lhe emprestar. Reflita se você realmente precisa fazer a aquisição ou se é apenas um impulso. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor. Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo. 
  • Avalie os impactos de seu consumo
    Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo. Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.
  • Separe seu lixo
    Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos. 
  • Valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
    Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente. 
  • Descartável x durável
    Sempre que possível, escolha produtos que sejam mais duráveis aos descartáveis. Dessa forma, você estará contribuindo para a diminuição do impacto ambiental que esses produtos possuem ao longo de seu ciclo de vida, optando por um consumo mais sustentável. Observe também as embalagens, recuse sacolas plásticas e leve sua retornável.
    Produtos de higiene e limpeza
  • Diminua uso de produtos de higiene e limpeza convencionais, assim você reduz o nível de poluentes presentes na água e no tratamento do esgoto. Você pode fabricá-los em casa.
  • Não compre produtos piratas ou contrabandeados
    Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.
  • Reivindique
    Solicite aos supermercados, restaurantes e fornecedores de alimentos e insumos domésticos que ofereçam produtos orgânicos e com certificação de origem ou qualidade ambiental. Pressione as empresas de produtos eletroeletrônicos para que fabriquem produtos mais eficientes no consumo de energia, mais duráveis e informem sobre a eficiência energética deles. Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente. 
  • Contribua para a melhoria de produtos e serviços
    Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços. Sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.
  • Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário